Justiça estadual entrega Fórum renovado à população de Junqueiro

Por Assessoria 28/03/2015 08h08
Por Assessoria 28/03/2015 08h08
Justiça estadual entrega Fórum renovado à população de Junqueiro
Foto: Assessoria
A comunidade do município de Junqueiro, a 86 km de Maceió, conta com um Fórum de Justiça completamente renovado a partir desta sexta-feira (27). Na solenidade de reinauguração do prédio, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Washington Luiz Damasceno Freitas, frisou a impacto positivo que a obra traz para os trabalhos jurisdicionais.

“Os jurisdicionados terão condições de serem melhor atendidos e a gente já observa a satisfação no semblante das pessoas. Com a estrutura que estamos dando, inclusive de informatização, os operadores do Direito vão poder trabalhar com maior rapidez”, destacou o desembargador Washington Luiz. 

Em discurso, o presidente garantiu que esta é a primeira de muitas obras que serão concluídas durante sua gestão e prestou homenagens à José de Medeiros Tavares, ex-governador de Alagoas que dá nome ao prédio. “Junqueiro é um celeiro que produz grandes homens públicos para o Estado”, afirmou.

O magistrado Kleber Borba Rocha, titular da Comarca de Junqueiro, considera que o Município “está virando mais uma página na sua história”. “Ainda que possa parecer apenas uma construção física, o seu efeito vai muito além disso. A existência de um prédio com essas características traz ao cidadão a segurança de que neste local se busca a todo custo realizar justiça”, discursou.

Além de Kleber Borba, outras 13 pessoas trabalham no prédio diretamente com a prestação jurisdicional. Tramitam hoje na unidade 620 processos, mas o magistrado ressaltou que eram cerca de 1090 ações em dezembro de 2013, quando ele assumiu a Comarca. Para o juiz, a nova estrutura serve para motivar ainda mais os servidores.

O prefeito do Município, Fernando Soares Pereira, elogiou a escolha do homenageado e agradeceu ao presidente e a toda Corte de Justiça pelas melhorias no equipamento público.

O ex-deputado Raimundo Tavares, filho do homenageado, agradeceu ao presidente Washington Luiz pela indicação do nome e ao Pleno do TJ/AL pela aprovação da homenagem, por unanimidade. “Esses acontecimentos apenas confirmam que nosso querido José Tavares sempre foi um amigo da Justiça e, porque não dizer, dos poderes constituintes. Imagino quanta alegria o meu saudoso pai está sentindo no plano superior”.

A obra

Foram investidos R$ 137 mil na reforma, custeados pelo Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris). A obra incluiu a adaptação de uma sala para utilização de advogados e a Defensoria Pública, e a conversão de um local em cela, para receber réus presos que forem ser ouvidos em audiências. Toda a rede elétrica do prédio foi refeita, assim como a rede lógica, para comunicação interna entre computadores e acesso à internet.

O Departamento Central de Engenharia e Arquitetura (DCEA) do TJ/AL também instalou no prédio um sistema de captação de água da chuva para irrigar o jardim de forma mais ecológica. Também foram reparadas ou trocadas portas, fechaduras e cerâmicas. Além da reforma, a maior parte dos móveis do Fórum foi substituída.

Fórum Governador José de Medeiros Tavares

Em resolução emitida no último dia 17 de março, o prédio do Fórum foi nomeado em homenagem ao junqueirense José de Medeiros Tavares, tendo em vista os relevantes serviços prestados ao Município, ao Poder Judiciário e ao Estado de Alagoas. O nome foi aprovado pelo Pleno do TJ/AL.

José de Medeiros foi secretário estadual de Educação e Cultura, deputado estadual por quatro mandatos, presidente da Assembleia em duas legislaturas, vice-governador por dois mandatos e Governador do Estado de Alagoas no período de 1986 a 1987.