Professores de Arapiraca ganham aumento de 10%

Por Redação com Assessoria 24/03/2015 16h04
Por Redação com Assessoria 24/03/2015 16h04
Professores de Arapiraca ganham aumento de 10%
Foto: Divulgação
Em reunião ocorrida na manhã desta terça-feira (24), no Centro Administrativo Municipal, a secretária de Educação, Gorete Queiroz, juntamente com o secretário municipal de Economia e Finanças, Lucas Leão, anunciaram para a comissão de professores da rede municipal um aumento salarial de 10% para a categoria.

O encontro contou com a presença da subsecretária de Educação, Patrícia Maximiano; o diretor de Contabilidade, Fernando Silva, e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação em Alagoas (Sinteal/Agreste), Juraci Pinheiro, além de representantes do Conselho do Fundeb e demais representantes dos trabalhadores em educação.

Na ocasião, a presidente do Sinteal/Agreste, Juraci Pinheiro, falou das perdas salariais que, segundo ela, a categoria acumula desde o ano passado.

A sindicalista disse que, após uma série de reuniões e estudos, os professores chegaram a um percentual de 18% para reivindicar de reajuste para a categoria, que seria referente aos anos de 2013 e 2014, incluindo também o ano de 2015.

Por outro lado, o secretário Municipal de Economia e Finanças, Lucas Leão, reafirmou a determinação da prefeita Célia Rocha em conceder um reajuste que contemple as reivindicações dos educadores, sem, no entanto, comprometer o pagamento da folha salarial.

Lucas Leão adiantou que o município poderia conceder, inicialmente um aumento salarial da ordem de 10% de forma parcelada para os professores.

"Estamos fazendo uma série de ajustes fiscais e financeiros, a fim de continuar pagando em dia os professores, e regularizando a máquina para que os demais servidores de outras categorias possam receber seus vencimentos no mês trabalhado", acrescentou.

Os professores pediram um reajuste salarial de 13,13% para a categoria.

Após uma série de conversações e negociações, os dois lados chegaram a um consenso e ficou definido que a prefeitura concederá um aumento salarial de 10% já para o mês de abril, e os outros 3,13% seriam negociados em setembro deste ano.

"Foi uma reunião franca, honesta e tranquila. A categoria entendeu a situação da prefeitura, que, por sua vez, pretende continuar aplicando uma política de valorização da nosa classe, que é um compromisso da prefeita Célia Rocha nas ações educativas e sociais para o desenvolvimento de Arapiraca", salientou a secretária Gorete Queiroz.