Tenente Danilva é homenageada na semana da mulher

Por Assessoria 04/03/2015 14h02
Por Assessoria 04/03/2015 14h02
Tenente Danilva é homenageada na semana da mulher
Tenente Danilva, à frente de grupamento durante instruções do III ENOR, em Arapiraca - Foto: Assessoria
Com 12 anos de corporação, a tenente da Polícia Militar Danilva Cláudia Alvino da Silva, de 32 anos, é a primeira entrevistada para o Especial Semana da Mulher na PM, que pretende trazer exemplos de policiais femininas que se destacaram em suas atividades, como forma de homenageá-las pela passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo domingo, 8 de março.

Atualmente desenvolvendo suas atividades no centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, Unidade responsável pela formação de novos soldados e por oferecer cursos de capacitação na carreira militar, a tenente Danilva é referência na área operacional, uma vez que passou grande parte de sua vida militar em Unidades como o 1º Batalhão, onde serviu por quase um ano; o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), ao qual pertenceu por três anos e o Batalhão de Radiopatrulha, onde atuou por mais três.

Trajetória na PM

Sobre sua trajetória na PM, a tenente Danilva destaca a satisfação em ser referência na área operacional e a naturalidade com que encara fazer parte de uma instituição essencialmente masculina.

“Sinto-me muito lisonjeada em saber que da maioria da tropa tenho o respeito e a sensação de confiança no trabalho que desempenho, o que me estimula a continuar cumprindo o meu papel enquanto profissional de segurança pública no meu Estado”, ressaltou.

“Em relação ao convívio em um ambiente prioritariamente masculino, a gente acaba se acostumando. O preconceito de alguns ainda existe, mas a melhor resposta que podemos dar é através do nosso trabalho, com coragem, ética e respeito”, completou.

Primeira policial feminina a concluir cursos

Além da experiência de atuação nas ruas, onde chegou a vivenciar situações de troca de tiros e diversas ocorrências envolvendo combate ao tráfico de drogas e porte ilegal de arma, a Oficial também possui a ficha disciplinar na categoria excepcional, e nela constam importantes cursos e estágios realizados com o objetivo de aprimorar sua atuação policial. Um deles é o Estágio de Nivelamento Operacional em Rocam (ENOR), especializado no policiamento com motocicletas, que foi realizado no final do ano passado no município de Arapiraca, e contou com diversas instruções teóricas e práticas.

Dos 60 policiais militares, somente 26 passaram na fase do teste físico e apenas 18 concluíram o estágio com aproveitamento. Danilva foi a única mulher e se inscrever e estava entre os concluintes. Ela também foi a primeira policial militar feminina a concluir o Estágio de Guerra na Selva, realizado em 2009, na Amazônia. O mesmo ocorreu no Curso de Mecânica de Armamento, em 2013, na PMAL e no Curso de Negociador realizado em 2014 na Brigada Militar do Rio Grande do Sul.

A mulher na corporação

A Oficial destacou ainda o espaço que a mulher vem conquistando na corporação.

“A mulher a cada dia ganha seu espaço, encontra-se em níveis de comando que antes não se via e apesar desses números não serem ainda significativos, acredito e espero ainda estar na corporação para ver uma mulher galgar o maior cargo da instituição: o de comandante-geral da PM”, desejou.

Sobre outros desejos que ainda pretende realizar na corporação, Danilva ressaltou o sonho de comandar uma companhia de Rocam, Unidade especializada no policiamento com motocicletas, área em que se sente com maior afinidade.

Atualmente, em seus quadros, a Polícia Militar conta com um efetivo de 874 policiais militares femininas, distribuídas no policiamento ostensivo e atividade administrativa em todas as áreas da instituição.