Projeto “Estádio Vivo” volta com novas atividades e estrutura administrativa

Por Agência Alagoas 01/03/2015 17h05
Por Agência Alagoas 01/03/2015 17h05
Projeto “Estádio Vivo” volta com novas atividades e estrutura administrativa
Secretária Estadual de Esportes e Lazer Cláudia Petuba - Foto: Agência Alagoas
O governador de Alagoas, Renan Filho, vem provando que a Educação é prioridade na sua gestão. E, a atividade esportiva é um complemento da formação educacional, auxiliando, entre outros benefícios, na diminuição da criminalidade e no uso de drogas. Com esse propósito, a secretária do Esporte, Juventude e Lazer, Cláudia Petuba, reativa, na próxima segunda-feira (02), o projeto “Estádio Vivo”, este que visa atender no mínimo 300 pessoas residentes do entorno do Estádio Rei Pelé e da Base Comunitária do Vergel.

De acordo com Cláudia Petuba, inicialmente tudo será feito com parcerias e com a estrutura pré-existente. “O Projeto Estádio Vivo funcionava através do corpo técnico da Secretaria de Educação, cedendo monitores da área de educação física. Eles realizavam ginástica para idosos e outras modalidades para crianças. Porém, antes não havia atividade fixa e a frequência era de apenas duas vezes por semana”, ressaltou.

Até o início de fevereiro, o projeto estava em vigor, mas de forma desordenada, então, durante as últimas semanas, a secretária e equipe decidiram suspender com o intuito de reestruturar e organizar melhor as ações.

“Não existia uma administração. Os problemas se acumulavam e não eram resolvidos. Hoje, terá uma coordenadora geral, além de ter um coordenador, por modalidade. Teremos uma pessoa com experiência em convênios e execução de projetos federais. A ideia é formalizar e ficar como um Programa oficial. Enviar relatório, metas e prazos. Dar um retorno da evolução da criança. Que a partir de agora vai todos os dias. Com esse técnico, vamos atuar como projeto social, de fato. Até visita na casa da criança, vamos fazer”, adianta Petuba.

A Nova cara do Programa “Estádio Vivo”

Antes, os profissionais que complementavam o projeto, agregando à formação educacional não estavam desenvolvendo suas atividades fins, segundo a secretária, “Agora, vamos contar com uma equipe multidisciplinar, com psicólogo e nutricionista. Antes não tinha controle de frequência, do comportamento e evolução da criança e adolescente, o monitor se disponibilizava a acompanhá-los. A nova ideia é fazer um trabalho pedagógico. Uma das monitoras é psicóloga. Agora ela vai atender às crianças e adolescentes, além das famílias”, garantiu.

Petuba adianta, ainda, que a criança frequentando todos os dias, vai poder sobressair e as que mais se destacarem, em cada modalidade – as ofertas serão em Futebol, Judô, Tênis de Mesa, Capoeira, Karatê, Atletismo e a Ginástica - terá treinamento daquele esporte. Além disso, cursos de bombeiro mirim, primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, entre outros, serão lecionados.

Para fortalecer o Programa, as crianças terão acompanhamento nutricional, recebendo lanches saudáveis, através de parceria com empresas do segmento alimentício.