Ufal oferta 300 vagas para cursos de línguas no programa Casa de Cultura no Campus

Por Redação com Assessoria 21/02/2015 08h08
Por Redação com Assessoria 21/02/2015 08h08
Ufal oferta 300 vagas para cursos de línguas no programa Casa de Cultura no Campus
Foto: Divulgação
Voltado aos alunos inscritos nos programas de assistência estudantil da Universidade Federal de Alagoas, o Casa de Cultura no Campus (CCC) disponibiliza, neste primeiro semestre letivo, 300 vagas para os cursos de inglês, francês e espanhol, além de português para estrangeiros. O programa tem a parceria das pró-reitorias de Extensão (Proex) e Estudantil (Proex). As inscrições acontecem até dia 6 de março, às 18h.

O coordenador do programa, professor Sérgio Ifa, destaca que para a participar do curso de inglês o aluno terá que se inscrever para fazer o teste Toffel ITP (isfaluno.mec.gov.br), sabendo ou não inglês. “É fundamental a participação no teste porque irá ajudar o aluno a fazer o curso no seu nível de conhecimento. Além disso, o Toffel é também um requisito exigido para concorrer ao Programa Ciência sem Fronteiras, se for da área prioritária”, informou.

Ele também destacou o aumento na quantidade de vagas para os cursos de espanhol e francês e a criação do curso de português para estrangeiros. “Reformulamos o curso de redação e gramática em Língua Portuguesa e incluímos a leitura dinâmica e o preparatório para exames internacionais nos cursos de inglês”, disse Ifa.

O objetivo do CCC, segundo Sérgio Ifa, é ampliar a oferta de cursos e de níveis de proficiência (para os de língua estrangeira) para contribuir com a internacionalização que o Núcleo Gestor do Idiomas sem Fronteiras do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Superior (MEC/Sesu), sugere para as universidades federais.

O coordenador de extensão da Proex, José Roberto Santos, acrescenta que a oferta das 300 vagas para os citados cursos consiste também em mais uma possibilidade, dentro de um leque de opções, aos participantes dos Programas de Bolsas Painter e Pró-graduando. “São mais de mil alunos da assistência estudantil que Integram esses programas e essa é uma oportunidade para que eles melhorem o nível de aprendizado e desenvolvimento, contribuindo, também, com o crescimento da área de internacionalização da Ufal”, enfatizou.

Para mais informações, os interessados podem acessar o Facebook: facebook.com/inglessemfronteiras.ufal ou pelo e-mail: [email protected].