Folia de Rua é atração carnavalesca de Arapiraca neste sábado

Por Assessoria 31/01/2015 15h03
Por Assessoria 31/01/2015 15h03
Folia de Rua é atração carnavalesca de Arapiraca neste sábado
Foto: Assessoria
Já está tudo pronto para a prévia carnavalesca de Arapiraca. Trata-se do Folia de Rua 2015 que tem o apoio da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e terá o disciplinamento do trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), no evento que acontecerá neste sábado (31), a partir das 15h, na Rua Santos Dumont, no bairro do Baixão.

Os blocos que integrarão as festividades momescas este ano sairão nesta respectiva ordem: Tô Seguro , Monteiro Lombrado, Microcamp na Folia, Os Errados, Um Gole a Mais, Valeriano & Cia, Os Tabas, Rolim Tur e Tá Tô Besta, além dos vários que ficarão apenas na concentração.

A SMTT fará três pontos de interdição de tráfego para garantir segurança e tranquilidade dos foliões arapiraquenses e turistas que estão na cidade para o evento, que contará, ainda, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e parceria com as demais secretarias municipais.

A partir das 14h, Agentes de Autoridade de Trânsito (ATT), da SMTT, estarão motorizados e a pé nos cruzamentos das ruas Santos Dummont e Marechal Floriano Peixoto, na altura do Antonieta Bar; no cruzamento das ruas Ângelo Leite e Miguel Correia de Amorim (antiga Avenida Norte), no bairro do Baixão, e no trevo do Lago da Perucaba, no bairro Zélia Barbosa Rocha, até onde irão os foliões.

Os departamentos de Trânsito e de Transportes do órgão municipal de Trânsito afirmam que só poderão ter acesso às ruas do circuito carros oficiais da Polícia Militar, SMTT, de órgão competentes e veículos cadastrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

Segurança e tranquilidade

Com mais de uma década de realização, o Folia de Rua é organizado pela Sectur e sequer registrou incidentes de violência, reiterando o sentido de alegria, amizade e irreverência que contagia o festejo de Momo. Este ano não será diferente. O policiamento e a fiscalização vão manter a alegria da prévia carnavalesca de Arapiraca.



"Este é o nosso Carnaval animado com orquestras de frevo e blocos carnavalescos com fantasias, muita animação e cores diversas", narra a prefeita Célia Rocha.

Para o superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, os Agentes de Autoridade de Trânsito estarão também orientando os foliões sobre os pontos de interdição e os locais de livre acesso para estacionarem seus veículos.

“Além de fazer a fiscalização para garantir as ruas do circuito livres para os foliões, os agentes vão orientar as pessoas em quaisquer necessidades sobre o sentido do tráfego que os condutores devem seguir”, diz ele.



“Trabalhamos no intuito de termos uma festa de família no circuito do Folia de Rua como sempre aconteceu em anos anteriores em que crianças, jovens, adultos e idosos brincam em uma verdadeira confraternização carnavalesca”, detalha a secretária Municipal de Cultura e Turismo, Tânia Santos.

Concentração e encerramento

A concentração acontece às 15h, entre as ruas Antônio Marroquim, Santos Dumont e Miguel Correia de Amorim, no bairro do Baixão, com a participação de dezenas de blocos carnavalescos, e seguirá pelas ruas do bairro pela Rua Miguel Correia de Amorim (antiga Avenida Norte) até o trevo do cartão-postal Lago da Perucaba, no bairro Zélia Barbosa Rocha, em reverência à brincadeira sadia que o período acarreta anualmente.

O Folia de Rua é acompanhado sempre por oficiais do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), organizadores da Sectur e agentes da Vigilância Sanitária, incluindo no local do térmico postos médicos e ambulâncias equipadas com técnicos da Secretaria Municipal de Saúde.

“Estamos com nossos profissionais preparados e aptos para atender qualquer situação, mas sempre esperamos que tudo ocorra no clima de paz e tranquilidade”, pontua o secretário Municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa.

No ano passado, o evento contou com 30 blocos inscritos, com dois deles exclusivamente de crianças – o Recrear Pira na Folia e o Karambola –, reunindo mais de 15 mil pessoas e sem som mecânico, conforme edital.