Arapiraca terá base do Instituto de Criminalística

Por Assessoria 31/01/2015 09h09
Por Assessoria 31/01/2015 09h09
Arapiraca terá base do Instituto de Criminalística
Foto: Assessoria
O diretor-geral da Perícia Oficial, Manoel Melo; e o diretor do Instituto de Criminalística, José Cavalcante, conheceram, nesta sexta-feira, 30, a área que abrigará a base do Instituto de Criminalística de Arapiraca. A visita priorizou a elaboração do conceito básico do modelo da unidade – a primeira a funcionar no interior alagoano.


O terreno de propriedade do Estado está localizado na Avenida Governador Lamenha Filho, no Bairro Jardim Tropical, e possui uma área superior a 2000 m². O espaço fica bem ao lado do IML do Agreste.


O diretor da unidade, o perito médico legista Antônio Carlos Lima Xisto apresentou a área.


“O primeiro passo foi conhecer e fazer um estudo prévio do terreno. Assim tiraremos o conceito básico do projeto que será encaminhado para os Serviços de Engenharia do Estado de Alagoas [Serveal], que por meio de suas equipes formadas por engenheiros e técnicos irão desenvolver o projeto final”, explicou José Cavalcante.


Para Manoel Melo, a descentralização das atividades do IC com a construção de uma base em Arapiraca é um desejo antigo dos profissionais que atuam no órgão e da própria população.


"Com essa unidade construída diminuirá o tempo-resposta de atendimento em locais de crimes, consequentemente diminuiremos o sofrimento da população da região que muitas vezes esperam por horas até a chegada de uma equipe do IC”, lembrou Melo, salientando uma expressão na perícia criminal que diz: “Um tempo que passa é um vestígio que foge”.


Ainda segundo o diretor da Perícia, uma base do IC em Arapiraca seria de extrema importância para as investigações e o combate à criminalidade, pois contribuiria para a melhoria do nível de investigação de natureza criminal e também o nível de persecução penal na região.