Um brasileiro pode ser campeão de tênis na Austrália

Por Redação 28/01/2015 14h02
Por Redação 28/01/2015 14h02
Um brasileiro pode ser campeão de tênis na Austrália
Foto: Divulgação
Mesmo com todo o sucesso alcançado por Gustavo Kuerten, o Guga, durante sua carreira, chegando a ser o melhor tenista do mundo durante quase 1 ano – o ranking é conferido todas as semanas –, o tênis não se tornou um esporte muito popular no Brasil.

Apesar disso, alguns brasileirinhos continuam a carregar a bandeira do esporte no país, tentando popularizá-lo e representando o Brasil com muita dignidade em todo o mundo. Este é o caso do jogador Marcelo Melo, mineiro de Belo Horizonte, de 31 anos e atual 7º melhor jogador de tênis em duplas do mundo.

Marcelo pode conquistar, neste próximo final de semana, o Australian Open, um dos 4 mais importantes que existem – similar a Wimbledon, US Open e Roland Garros, este último, Guga venceu em 3 oportunidades – e se juntar a uma elite do esporte mundial. Poucos são os esportistas que conseguem tal feito, o equivalente a vencer na quina, praticamente.

Uma conquista como esta muda a vida de um atleta. Nunca antes na história, um duplista brasileiro venceu um torneio desta categoria. Apenas Guga o fez, jogando em simples e Maria Esther Bueno nos anos 50 e 60, em simples e em duplas, sendo considerada a maior atleta da modalidade do Brasil, em todos os tempos.

Ao lado de seu parceiro Ivan Dodig – um croata que já está tão acostumado com as coisas do Brasil que tem como um de seus pratos favoritos o nosso churrasco –, Marcelo vem formando uma dupla temida e de muito sucesso no circuito mundial de tênis. Já venceu diversos torneios, dos mais simples aos mais disputados e bem remunerados.

Seu principal feito é ter levantado o troféu do Masters 1000 de Xangai, no ano passado, um torneio que só perde em importância para este que ele disputa, atualmente. Independente de vencer ou não, Marcelo já é o brasileiro de maior sucesso em todos os tempos, neste campeonato que faz parte do circuito conhecido como Grand Slam.