Na lista do 'Legado da Copa', Alagoas ganha Centro de Treinamento da Fifa

Por Globo Esporte 27/01/2015 09h09
Por Globo Esporte 27/01/2015 09h09
Na lista do 'Legado da Copa', Alagoas ganha Centro de Treinamento da Fifa
Jêróme Valcke deixou claro que a Fifa irá fiscalizar a aplicação de recursos dos CTs - Foto: Vicente Seda
Alagoas está na lista dos estados que vão receber um Centro de Treinamento da Fifa. O projeto faz parte do Fundo Legado da Copa do Mundo, onde os quinze estados que não sediaram jogos do Mundial serão beneficiados. A instituição investirá no total U$ 100 milhões (mais de R$ 250 mi), que vão ajudar no desenvolvimento do futebol brasileiro. O montante será investido na promoção do desenvolvimento em áreas como infraestrutura, futebol feminino e de base, assim como programas sociais e de saúde para comunidades carentes.

Em novembro, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, se reuniu em Zurique, na Suíça, com o presidente da CBF, José Maria Marin e o presidente eleito da entidade, Marco Polo Del Nero, para sacramentar o Fundo de Legado. Na ocasião, Valcke deixou claro que a Fifa vai fiscalizar a aplicação de recursos. No Brasil, a CBF e as federações serão responsáveis pelas obras e também pela emissão de relatórios à entidade.

- As nossas doações estão sendo feitas com regras claras, tudo é controlado pela Fifa para que tenhamos certeza que o dinheiro está sendo usado corretamente - declarou o secretário-geral. (Assista ao vídeo ao lado).

Mãos à obra

Em Belém, o CT já está praticamente construído e outros estados brasileiros correm para começar as obras. Alagoas, no entanto, ainda está no período de mapeamento de terreno. É que para que seja construído o Centro de Treinamento, a federação local precisa responder primeiro a uma série de questionários e detalhar em relatório o levantamento de terreno, onde será construído o CT. De acordo com a assessoria da Federação Alagoana de Futebol (FAF), o trabalho já está sendo feito e em breve o mapeamento será entregue à CBF.

- São muitas exigências e temos que atender a todas. Nesse primeiro momento, estamos respondendo questionários da Fifa e também mapeando alguns terrenos. Quando tudo estiver pronto, enviaremos à CBF, que enviará à Fifa. Aqui ficaremos responsáveis pelas obras e também pela prestação de contas. Tudo será feito com muita transparência. Esta é uma oportunidade única para Alagoas, com esta ajuda da Fifa vamos poder atender a vários jovens atletas, investir na base. Será algo grandioso - declarou Allan Jones, assessor da FAF.  
 

Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.