Pré-matrículas para a rede municipal de Maceió começam nesta segunda

Por G1 Alagoas 26/01/2015 09h09
Por G1 Alagoas 26/01/2015 09h09
Pré-matrículas para a rede municipal de Maceió começam nesta segunda
Foto: Divulgação
As pré-matrículas para novos alunos que querem estudar nas escolas municipais de Maceió começam nesta segunda-feira (25). Neste ano, o serviço deverá ser feito exclusivamente pela internet através do site da Prefeitura (clique aqui para acessar).

Essa fase de matrícula será entre os dias 26 e 31 de janeiro. “Nesse período, quando os pais ou responsáveis acessarem o site criado para esse serviço, deverão apontar três opções de escolas e, com base nas informações fornecidas, o próprio sistema eletrônico irá indicar o local disponível para efetivar a matrícula do aluno”, explica a coordenadora da comissão da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Kay Guimarães.

Segundo a secretária Municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, com o sistema de matrículas online, Maceió dá início à coleta dos dados educacionais que devem acabar as filas e reserva de vagas. “Assim, fica descartada a necessidade de pais ou responsáveis passarem dias em fila na porta das escolas, além de gerar para o município dados educacionais de forma mais rápida”, disse.

O município informa que apesar da pré-matrícula para estes alunos começar nesta segunda, a Semed já vem trabalhando no preenchimento das vagas. A comissão de matrículas já realizou, junto às escolas, a renovação de matrícula dos estudantes que já fazem parte da rede municipal de ensino.

As vagas disponibilizadas serão informadas a partir do dia 7 de fevereiro, quando os pais devem consultar o endereço eletrônico novamente. E, a partir do dia 9, apresentar a documentação necessária nas unidades de ensino até o dia 20. “É quando o aluno estará, efetivamente, matriculado. É importante destacar que a matrícula só será confirmada com a entrega da documentação, para que as pessoas não confundam a fase inicial como sendo a final”, acrescenta Kay.

Para os pais sem acesso à rede mundial de computadores, o setor de tecnologia da Semed irá disponibilizar um espaço na sede da Secretaria, no bairro da Cambona, para que não haja qualquer prejuízo aos interessados.

Aulas

O ano letivo de 2015 está previsto para começar no dia 9 de março para as escolas que concluem o calendário até 30 de janeiro. Para aquelas que estão com calendário especial e a previsão de encerrar o ano letivo de 2014 entre 1 de fevereiro até 30 de março, o próximo ano escolar começa no dia 4 de maio e as demais, deverão consultar a coordenação de Normas e Legislação da Semed.

Todo o cronograma do trabalho foi definido através de portaria e publicado no Diário Oficial do Município, edição do dia 19 de dezembro de 2014. 


Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.