Prefeita Célia dá posse a seis novos secretários nesta segunda

Por Redação com Assessoria 24/01/2015 22h10
Por Redação com Assessoria 24/01/2015 22h10
Prefeita Célia dá posse a seis novos secretários nesta segunda
Foto: Divulgação
Em solenidade marcada para começar a partir das 9h desta segunda-feira (26), a prefeita de Arapiraca, Célia Rocha (PTB), dará posse a seis novos secretários municipais de governo.

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa (PMDB), deve prestigiar a cerimônia, que ocorrerá no auditório do Planetário Municipal e Casa da Ciência, no entorno do Lago da Perucaba.

O evento também deve contar com a presença do vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB), o presidente da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Márcio Marques (PSC), entre outras autoridades e convidados.

Irão tomar posse os secretários Lucas Leão, que assume a pasta de Finanças no lugar de Edina Pereira; o engenheiro Valdeir Galindo em substituição a Moyses Montenegro; a professora Gorete Queiroz na Educação, no lugar da professora Ana Valéria; a contabilista Solange Maria da Silva assume a Controladoria Municipal em substituição a Maynara Rocha; além da subsecretária de Assistência Social Anadja Almeida no lugar de Daniel Rocha; e Salete Amorim na pasta da Administração, Gestão de Pessoas e Patrimônio, no lugar de Lúcia de Fátima Cavalcante.

Secretaria de Assistência Social

Anadja Gomes de Almeida é alagoana, evangélica, tem 41 anos, filha de João Rocha de Almeida e Marinete Gomes de Almeida, noiva do senhor José Auto Cavalcante Neto, e mãe de Tandra Emanuela.

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas, especialista em Gestão Pública pelo Cefet/IFAL – Alagoas, e é pós-graduada em Saúde Mental e Dependência Química.

Foi diretora do Departamento de Assistência Social da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca em 1999, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social por duas gestões, Subsecretária Municipal de Desenvolvimento Social e Econômico de Arapiraca em 2002, Técnica do Núcleo de Promoção a Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa da Canoa, no ano de 2009, Subsecretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Arapiraca em 2010, membro da Cooperativa de Trabalhadores Ambientalistas de Alagoas – Cootram, Formadora de Educadores do Projovem Urbano (desenvolvido pelo Ministério da Educação desde 2012) e Subsecretária Municipal de Assistência Social de Arapiraca desde 2013. Atua há 18 anos no Agreste alagoano.

Controladoria Municipal

Solange Maria da Silva é contadora formada pela Fundação Educacional Jayme de Altavila FEJAL/CESMAC, pós-graduação em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE e UFAL, Especialização/MBA em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas FVG/FADIMA; Secretária Adjunta na Secretária Municipal de Controle Interno do Município de Maceió, entre os anos de 2005 e 2012, Assessora Técnica em Auditoria na Controladoria Geral do Estado de Alagoas, no ano de 2004, Assessora Técnica em Auditoria no Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, nos anos de1995 e 1996, empresária contábil na área privada, entre os anos de 1996 e 2006.

Foi Coordenadora e Professora do curso de Ciências Contábeis na IESNE/CEFAL nos anos de 2000 a 2007. Atualmente é tutora no curso de Ead (Educação a Distância) em Ciências Contábeis na Unopar- polo de Arapiraca.

Secretaria de Educação

Maria Gorete Queiroz é mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, graduada em Ciências pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e pós-graduada em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Matemática e Física.

Atualmente, exerce o Magistério superior no Instituto de Ensino Superior Santa Cecília e na Faculdade de Ensino Regional Alternativa, e em cursos de Pós-graduação e cursos de especialização. Orientadora de Estudo do Programa de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC- pelo MEC.

Experiência profissional: Diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, professora do Ensino Fundamental e Médio em Matemática, Coordenação Pedagógica, Supervisão Escolar, Formadora em programas federais: Parâmetros Curriculares Nacionais, Gestão da Aprendizagem Escolar (GESTAR I e II) e Pró-Letramento.

Secretaria de Finanças

Natural de Arapiraca, Lucas Leão é um jovem com 38 anos de idade, mas já é profissional da área de Tecnologia da Informação desde os 19 anos de idade.

Tem ampla atuação na área de Tecnologia da Informação, sendo o responsável pela coordenação do Grupo de Tecnologia da Informação (GTInfo) ainda na primeira gestão do ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB), em uma das decisões mais importantes na gestão para estabelecer e implantar a política do uso preferencial de software livre na administração pública.

Entusiasta de Novas Tecnologias e em particular Software Livre. Lucas Leão é graduado em Gestão de Tecnologia da Informação ( Universidade Tiradentes / UFPE).

Ainda como experiência no setor público, Lucas Leão participou da coordenação para implantação de Sistemas de Gestão integrada (Tributação, RH/Folha de Pagamento, Protocolo, Patrimônio, Nota Fiscal Eletrônica de Serviços) na Prefeitura de Arapiraca, bem como a implantação do sistema de controle acadêmico I-Educar, e sua posterior migração para o módulo de educação de E-Cidade na Prefeitura de Arapiraca, onde atualmente trabalha, mas foi convidado pelo grupo de transição para a coleta de dados acerca da rede de tecnologia da informação na máquina do governo do Estado.

Secretaria de Gestão de Pessoas e Patrimônio

Maria Salete Amorim de Souza, professora graduada pela Universidade Federal de Alagoas; formação na área contábil, com curso de especialização em gestão pública e orçamento governamental.

Iniciou suas atividades profissionais na Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios, sua cidade natal.

Atuou em vários órgãos da Administração Estadual, dentre os quais a FIDAM, onde coordenou as áreas de planejamento e orçamento e de assistência técnica dos municípios do Estado.

No Detran assumiu a Diretoria Financeira e, em seguida, foi transferida para o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, onde veio a se aposentar no cargo de Técnico de Controle Externo, lotada na área de fiscalização municipal.

Desenvolveu, ao longo de sua vida profissional, atividades de capacitação de servidores dos órgãos onde atuou e de servidores municipais e do Estado.

Prestou assessoria técnica a várias câmaras de vereadores e prefeituras, dentre as quais a Prefeitura de Maceió.

Em seu vasto currículo também consta a implantação do Fundo Municipal de Educação, em Rio Largo, Penedo e na Câmara de Maceió, na condição de assessora da presidência atuando na análise das matérias que compõem o processo legislativo municipal.

Há 20 anos que está prestando serviços em Arapiraca, registrando sua passagem pela Câmara (até 31 de dezembro de 1996) e na Prefeitura de Arapiraca desde 1º de janeiro de 1997, onde tem desenvolvido atividades técnicas vinculadas à matéria orçamentária, ao processo legislativo e, também, em outros assuntos de interesse da administração municipal.

Secretaria de Obras e Viação

Valdeir de Sousa Galindo Júnior é natural de Água Branca-AL. Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Alagoas - Ufal, Mestrando em Estruturas pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Aluno especial do Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo - USP. Engenheiro da Secretaria de Obras de Arapiraca por dois anos (2013 - 2015). Engenheiro da Secretaria de Educação na Prefeitura Municipal de Girau do Ponciano. Engenheiro da construção do Arapiraca Garden Shopping.

Procuradoria Geral

Victor Fernandes dos Anjos Carvalho, graduado em Direito pela Faculdade de Alagoas (FAL), Pós-Graduando em Direito Eleitoral pelo Centro de Ensino Superior de Maceió (Cesmac), ex-procurador-geral de Boca da Mata, ex-assessor do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) e presidente da 3ª turma do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), é o procurador-geral do município de Arapiraca.