Celebração da Festa da Padroeira de Arapiraca teve início nesta sexta-feira

Por Redação com Assessoria 24/01/2015 10h10
Por Redação com Assessoria 24/01/2015 10h10
Celebração da Festa da Padroeira de Arapiraca teve início nesta sexta-feira
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Arapiraca deu início na noite desta sexta-feira (23), à celebração da Festa da Padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho, na Concatedral, no Largo Dom Fernando Gomes, área central da cidade.

O secretário de Governo, José Lopes, representou a prefeita Célia Rocha (PTB), e ao lado do presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, vereador Márcio Marques (PSC), da vereadora Gilvânia Barros (PMDB), da secretária de Cultura e Turismo, Tânia Maria, e dos padres Murilo e José Adeilton hastearam as bandeiras do Brasil, de Alagoas, de Arapiraca, do Vaticano e de Nossa Senhora do Bom Conselho respectivamente.

O hasteamento das bandeiras se deu durante as execuções dos hinos Nacional e de Arapiraca executados pela banda dda Polícia Militar (PMAL).

Logo depois, deu-se início a missa de celebração ao início da Festa de Nossa Senhora do Bom Conselho, padroeira de Arapiraca, que se estenderá até o dia 2 de fevereiro, quando acontece o feriado em homenagem à santa.

A missa celebrada pelos padres Murilo e José Adeilton, da Paróquia de Feira Grande, foi acompanhada por dezenas de fiéis. O Coral de Nossa Senhora de Fátima executou as canções religiosas.

Para o secretário de Governo, esta celebração inicial à festa é muito importante para manter a tradição dos festejos da padroeira nos 90 anos de municipalização de Arapiraca.

“Nossa Senhora do Bom Conselho tem abençoado Arapiraca para que esta cidade se desenvolva cada vez mais e seja impulsionada pelo seu povo por meio da fé e da força de vontade de mostrar seu empreendedorismo e sua cultura”, disse José Lopes.

O presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Marques, também ressaltou a luta e a fé dos arapiraquenses. “Esta festa representa a força do povo de Arapiraca que sempre lutou para viver numa cidade próspera”, frisou ele.

Devota de Nossa Senhora e de família católica, a vereadora Gilvânia Barros declarou que a Festa da Padroeira de Arapiraca simboliza a devoção dos arapiraquenses à Mãe do Céu.

“Nossa Senhora é a primeira intercessora do seu filho Jesus e tem uma importância de vida e glória para todos nós. Essa festa renova a nossa fé e nos traz mais energia para trabalhar por Arapiraca”, contou Gilvânia Barros.

Já a secretária de Cultura e Turismo, Tânia Maria, destacou a importância religiosa e cultural da festa. “É um momento em que a cidade se prepara para receber devotos em um período de fé e cultura para todos nós”.

História

A história da vinda da réplica da imagem da santa é peculiar. O fundador da cidade, Manoel André Correia dos Santos, a trouxe do município de Bom Conselho (PE) em 1864, após construir uma capela onde sua primeira esposa Maria Isabel da Silva Valente fora sepultada, ao lado de sua residência.

Para homenagear o fundador de Arapiraca, há algum tempo acontece a cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho com saída da cidade pernambucana de mesmo nome até o Largo Dom Fernando Gomes, no Centro de Arapiraca.

Os integrantes da Associação dos Cavaleiros de Sela de Arapiraca recebem a benção da santa na cidade de Bom Conselho e, após três dias de percurso a cavalo chegam no dia 2 de fevereiro na Concatedral para participarem da missa campal.

Neste momento, eles apresentam uma réplica da imagem da padroeira de Arapiraca ao bispo dom Valério Brêda. Após a missa, encerram-se os festejos de Nossa Senhora do Bom Conselho.

Confira a programação cultural:

24 de janeiro (sábado)

21h – Ministério Shalom;

25 de janeiro (domingo)

21h – Banda Recomeçar;

26 de janeiro (segunda-feira)

21 – Cantores do Carmo;

27 de janeiro (terça-feira)

21h – Banda Magnífica;

28 de janeiro (quarta-feira)

21h – Chorinho dos Aposentados de Arapiraca;

29 de janeiro (quinta-feira)

21h – Tom (Comunidade Kerigma);

30 de janeiro (sexta-feira)

21h – Banda Renovarte;

31 de janeiro (sábado)

21h – Padre Joãozinho, da Canção Nova;

1º de fevereiro (domingo)

21h – Agnaldo, teclado e voz.