Após passar por 18 países, ciclista visita cidade de Arapiraca

Por Assessoria 23/01/2015 17h05
Por Assessoria 23/01/2015 17h05
Após passar por 18 países, ciclista visita cidade de Arapiraca
“Neguinho do Asfalto” com a prefeita Célia Rocha - Foto: Assessoria
Vindo da Venezuela, Antônio Rogério do Nascimento, de 38 anos, pedalou por boa parte do Norte e Nordeste brasileiro até chegar nesta quinta-feira (22) na cidade de Arapiraca, interior de Alagoas.

Ele, conhecido como “Neguinho do Asfalto”, nasceu com problemas de vista e paralisia. Após diversas cirurgias, prometeu que se saísse com vida e enxergando bem, passaria 30 anos seguidos pedalando pelo mundo inteiro.

Por sua vez, Antônio já percorreu 18 países, tendo na bagagem continentes como as Américas do Norte, Central e do Sul e até a África, o que lhe fez conhecer muitas culturas, costumes, línguas e saberes ao longo desta jornada.

Ele já está há 26 anos na estrada e elogiou o município. “Pelo pouco que vi, é uma cidade de um povo acolhedor a começar pela prefeita. E tem vários locais e praças bonitos”, diz.

Neguinho do Asfalto recebeu auxílio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), no que concerce à alimentação e no conserto de sua bicicleta com correntes e pneus gastos, que segundo ele já é a sétima em uso.

Ao todo, 365 pneus foram utilizados em mais de 348 mil quilômetros rodados por este sul-mato-grossense.

“Antônio é um exemplo de perseverança, tendo em vista as dificuldades enfrentadas por ele ainda pequeno, que perdeu a mãe muito cedo. Vá com Deus, Neguinho do Asfalto, e encontre seu caminho”, coloca a prefeita Célia Rocha, demonstrando todo o apoio ao ciclista.

A pretensão dele agora é correr o Brasil e, depois, subir os trópicos para então no dia 8 de fevereiro de 2022 finalizar seu longo percurso, nos EUA.