Segurança Pública divulga resultado de operação integrada realizada nesta quinta-feira

Por Redação com Assessoria 22/01/2015 13h01
Por Redação com Assessoria 22/01/2015 13h01
Segurança Pública divulga resultado de operação integrada realizada nesta quinta-feira
Coletiva de imprensa ocorreu na sede do 3º BPM, em Arapiraca - Foto: Pajuçara FM/Jackson Tigre
As forças integradas da segurança pública em Alagoas, coordenada pela Secretaria de Estado da Defesa Social e Ressocialização (Sedres), deflagrou mais uma operação no Estado e 11 acusados de vários crimes foram presos no Agreste, nesta quinta-feira (22). Na operação, foram apreendidas ainda duas pistolas, um rifle 22 (automático), cinco revólveres, maconha, cocaína, dinheiro e aparelhos celulares. Dois acusados de assalto a banco, José Alfredo Vieira de Lima e Salatiel dos Santos, morreram após confronto com as forças policiais.

A operação integrada ocorreu nos municípios de Arapiraca, Campo Grande e Limoeiro de Anadia.

A força-tarefa ocorreu em cumprimento de mandados de busca, apreensão e prisão expedidos pela 17ª Vara Criminal e pelo juiz Maurício Breda, da Comarca de Girau do Ponciano, com apoio do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc).

O secretário de Estado da Defesa Social, Alfredo Gaspar de Mendonça, acompanhou de perto a operação. O foco da operação integrada foi a desarticulação de quadrilhas responsáveis por assaltos e tráfico na região.

No Povoado Peleve, em Limoeiro de Anadia, dois dos acusados de comandar as ações contra agências bancárias foram atingidos a tiros e mesmo socorridos entraram em óbito. Foram presos na operação José Aparecido dos Santos e Claudevan da Silva, ambos de 28 anos, Vitor dos Santos, de 25, os irmãos E.D.T.M., de 17, Johnatan Daniel Teixeira Moraes, de 19, a menor A.B.C., de 16, Johy Dikson Gomes Batista, de 26, José Roberto dos Santos, de 40, Edilson Augusto dos Santos, de 35, Wellington Carlos da Islva Cruz, de 20, Wandayk da Silva Vitor, de 32.

O secretário ressaltou a importância da união no combate à violência em Alagoas. “O mais importante é o conjunto e é esta integração das forças de segurança que vai vencer a criminalidade. Arapiraca estava precisando de um choque de gestão e essa é a primeira operação integrada das forças na região, que ganhará reforço com a aeronave doada pelo governador Renan Filho”, destacou o secretário.

Para Mendonça, quem assaltar, traficar e matar tem que ser preso e quem enfrentar a polícia não terá vez. “A segurança pública só tem dois chefes: o governador e a sociedade”, completou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Lima Júnior, enalteceu o trabalho realizado pelo 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), comandado pelo tenente-coronel do Valle e ressaltou a importância da sociedade com as denúncias. “O único caminho a seguir é a união e tenho que lembrar a importância da participação da sociedade pelo telefone 181”, ressaltou o comandante-geral.

Já o delegado-geral, Paulo Cerqueira, também participou do grupo integrado da segurança pública e destacou as decisões do governador e do secretário. “O governador Renan Filho usa a praticidade e o secretário Alfredo Gaspar trata a todos com imparcialidade. Aqui, como ele disse, ninguém é melhor do que ninguém e agradecer a todos que participaram”.

Participaram e executaram os mandados de busca, apreensão e prisão a Radiopatrulha e Pelopes , do 3º BPM (Arapiraca), Força Nacional, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Tigre, Polícia Civil, e o Bope.