Familiares de Victor Soares pedem que enfermeira Samya apareça

Por Redação com G1 08/01/2015 15h03
Por Redação com G1 08/01/2015 15h03
Familiares de Victor Soares pedem que enfermeira Samya apareça
Foto: Cortesia/Kamila Melo
Amigos e familiares do professor Victor Soares, suspeito de sequestrar e estuprar a enfermeira Samya Morais, fizeram um ato na manhã desta quinta-feira (8) em frente à Casa de Custódia II, no bairro do Jacintinho, em Maceió. Ele foi preso na última terça-feira (6), na casa do pai dele, em Paripueira, no Litoral Norte de Alagoas. Os manifestantes pedem que Samya "apareça" para esclarecer os fatos e inocentar o suspeito.

A manifestação está sendo liderada pela prima de Victor, Vaneza Soares. Segundo ela, a mobilização é necessária para chamar a atenção da sociedade. "Foi uma prisão arbitrária. Meu primo não é bandido e está com um monte de gente criminosa. Temos medo que ele possa subir para o sistema prisional", afirma.

O gerente da Casa de Custódia II, André Ribeiro, diz que é provável que o suspeito siga para o complexo prisional no Tabuleiro do Martins ainda nesta quinta. "Como ele está sendo investigado por crimes graves, sequestro e estupro, o procedimento natural é que ele suba logo para o presídio. Não é comum suspeitos desta natureza ficarem muito tempo aqui [na Casa de Custódia]. Já enviamos o pedido ao juiz [da 16ª Vara de Execuções Penais] e estamos esperando apenas ele autorizar", esclarece.

Ainda segundo Vaneza, a família está reunindo com o advogado de defesa provas e imagens de câmeras de segurança por onde Victor e Samya teriam passado antes de ir para a casa do pai do suspeito, em Paripueira, onde ocorreu a prisão.

"Não estamos dormindo e não sabemos como a Samya está vivendo tranquila, acabando com a nossa família e com a vida do meu primo, que é uma pessoa de bem. Peço que ela [Samya] apareça e fale a verdade para que meu primo saia da cadeia", afirma.

A prima do suspeito pede ainda que quem tiver interesse em ajudar a família, pode se juntar a eles na porta da Casa de Custódia II. "Estamos recebendo muito apoio das pessoas. Quem quiser pode vir aqui e nos ajudar nessa causa", diz.

Investigações

A Vara do Único Ofício de Paripueira recebeu, na quarta-feira (7), os autos do flagrante referente ao suposto sequestro e estupro de Samya Morais. A juíza titular da comarca, Juliana Batistela Guimarães, está de férias, mas um juiz substituto, nomeado no Diário de Justiça Eletrônico desta quinta, já está analisando o caso.

O magistrado deve decidir se arbitra fiança a Victor Soares para que ele aguarde as investigações em liberdade ou se decreta a prisão preventiva do suspeito, preso na manhã de terça (6) em uma operação conjunta das polícias Civil e Militar para resgatar a enfermeira que estava desaparecida desde a noite de segunda (5), após sair do plantão no Hospital Geral do Estado (HGE).