Record perde Campeonato Alagoano; canal acusa federação e Globo de má fé

Por Redação com Natelinha 22/12/2014 20h08
Por Redação com Natelinha 22/12/2014 20h08
Record perde Campeonato Alagoano; canal acusa federação e Globo de má fé
Foto: Ailton Cruz / Gazeta de Alagoas
Último campeonato regional que uma emissora da Rede Record obtinha direitos, o Campeonato Alagoano de Futebol foi perdido pela TV Pajuçara, afiliada no estado nordestino.

A Federação Alagoana de Futebol anunciou que a partir de 2015 a TV Gazeta, afiliada da Globo, transmitirá o certame, que acontece entre janeiro e maio do próximo ano.

O contrato, assinado na última sexta-feira (19), prevê que a TV Gazeta irá transmitir jogos ao vivo, de todas as fases, para todo o estado de Alagoas. Na TV fechada, os direitos foram vendidos para o Esporte Interativo, que irá mostrar jogos pelo Esporte Interativo Nordeste.

Porém, a TV Pajuçara, em um comunicado enviado para a imprensa, falou sobre a perda dos direitos e revelou que o contrato de exibição terminaria em 2015. Ou seja, a Record ainda teria um ano, pelo menos, de transmissão. A emissora acusou a federação e a afiliada da Globo de agirem de "má fé" e ferindo princípios éticos e morais de negociações, ressaltando que a Gazeta/Globo e a federação foram anti-éticas.

Procurada pelo NaTelinha para comentar as acusações da concorrente, a TV Gazeta/Globo informou que "ninguém está autorizado a falar sobre o assunto".

Veja o comunicado da TV Pajuçara na íntegra:

"Aos torcedores e apaixonados pelo futebol alagoano,

O Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM) vem a público esclarecer as razões pelas quais, depois de seis anos, não irá transmitir o Campeonato Alagoano de Futebol 2015.

Temos consciência de que tal fato poderá ter inúmeras versões e interpretações, mas também temos convicção de que a verdade deve sempre prevalecer.

Numa atitude pioneira, em 2008, assinamos um contrato com a Federação Alagoana de Futebol, tendo como representante o Sr. Gustavo Feijó, atual prefeito de Boca da Mata. Este contrato garantia o direito de transmissão dos jogos do Campeonato Alagoano de Futebol a partir daquele ano. E a cada dois anos o contrato foi sendo renovado. Durante todos esses anos, o Pajuçara Sistema de Comunicação vem cumprindo rigorosamente todos os pontos acordados, tendo inclusive a garantia de transmissão exclusiva do campeonato até 2015.

Mesmo tendo esse direito garantido, de forma nebulosa e sem qualquer respeito à relação construída ao longo desses 7 anos, fomos vítimas de uma série de atitudes desrespeitosas, que culminaram com a notícia de que o campeonato alagoano, em 2015, seria transmitido por outra emissora, o que configura manifesto desrespeito ao contrato vigente com a TV Pajuçara, detentora da exclusividade do direito de transmissão.

Informamos ainda que nosso compromisso maior continua sendo com o torcedor alagoano e com o sucesso dos clubes. Ao sermos pioneiros, escrevemos uma importante página na história da comunicação e do futebol alagoano. Com a visibilidade das nossas transmissões, contribuímos para o desenvolvimento e valorização dos clubes e agremiações estaduais, além de reforçar a autoestima do torcedor alagoano, que passou a vestir, literalmente a camisa de seu time.

Vimos esclarecer que, em respeito ao torcedor, a TV Pajuçara não tomará qualquer medida que impeça ou embarace a transmissão, mas buscará recuperar dos responsáveis por essa atitude antiética e contrária à boa-fé, a recuperação dos prejuízos que foram e estão suportados pela emissora que escreveu uma nova página na histórica das transmissões esportivas em Alagoas".