Multar políticos para quê?, diz agente de trânsito em cerimônia

Por Redação com Folha de S. Paulo 20/12/2014 12h12
Por Redação com Folha de S. Paulo 20/12/2014 12h12
Multar políticos para quê?, diz agente de trânsito em cerimônia
Foto: Folha de S. Paulo
Autoridades convidadas para a cerimônia de diplomação do governador Geraldo Alckmin (PSDB) protagonizaram nesta sexta (19) flagrantes de infração de trânsito em frente à Sala São Paulo, no centro da capital paulista.

Parlamentares eleitos neste ano, que também seriam diplomados, parentes e convidados estacionaram seus carros em local proibido, na calçada da praça Júlio Prestes.

Com placas oficiais da presidência do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), das secretarias estaduais de Gestão e Justiça, e da Assembleia Legislativa, os veículos desconsideravam a sinalização e atrapalhavam a circulação de pedestres.

A poucos metros dali, agentes da CET (Companhia de Engenharia e Tráfego) apenas observavam a cena.

Questionado pela Folha sobre a possibilidade de notificar aqueles carros -a multa para este tipo de infração é de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira-, o fiscal, que não tinha identificação no uniforme, disse que recebeu ordens para não multar os veículos. "Multar deputado e senador para quê?", disse ele antes de deixar o local.

A Secretaria de Gestão disse em nota que o secretário da pasta, Waldemir Caputo, solicitou a abertura de um processo administrativo "para esclarecimento do ocorrido e aplicação de punições, se necessárias." A Secretaria de Justiça afirmou que "seguiu orientações de agentes da CET" e analisará o caso.

O TRE, por sua vez, afirmou que a ação "não contou com a autorização do presidente [Antônio Carlos Coltro] e irá apurar o fato". A CET informou apenas que realizou "monitoramento no entorno do evento", mas não deu detalhes sobre o comportamento dos fiscais.