Gerentes do Presídio do Agreste pedem exoneração dos cargos

Por Redação com Gazetaweb 18/12/2014 11h11
Por Redação com Gazetaweb 18/12/2014 11h11
Gerentes do Presídio do Agreste pedem exoneração dos cargos
Foto: Divulgação
Quatro gerentes do Presídio do Agreste, situado em Girau do Ponciano, pediram exoneração dos cargos nessa quarta-feira (17). Os servidores protocolaram requerimento na Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Além deles, diretores do Baldomero Cavalcanti já haviam solicitado a saída dos cargos.

Os diretores do presídio Cyridião Durval e Silva também estão com a mesma intenção. A debandada acontece em meio a uma greve dos agentes penitenciários, quando o clima é de instabilidade e de temor pelo risco de uma série de rebeliões. Os gestores deram um prazo de 48 horas para a Seris procurar os substitutos.

Informaram a intenção de deixar a função os diretores da Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti, em Maceió, e do Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano. Se o pedido for mesmo acatado pela Secretaria de Ressocialização, do Baldomero saem dos cargos o gerente-geral Elder Rodrigues, o gerente de segurança Armando Castro, o gerente administrativo Anderson Urtiga e o gerente de serviços penais Tércio Cavalcante. Do Presídio do Agreste vão ser exonerados o gerente-geral Diógenes Costa, o gerente de disciplina Anderson Soares, o gerente penal Elói Correia e Leviane Fernandes, gerente de administração.

O gerente-geral do Baldomero disse que a maior reivindicação dos diretores diz respeito às péssimas condições de trabalho. Segundo Elder Rodrigues, a paralisação dos agentes penitenciários tem gerado insatisfação dos reeducandos e seria difícil conter os ânimos nas celas sem o suporte dos servidores grevistas.

Diógenes Costa, do Presídio do Agreste, justificou a saída por motivos de ordem pessoal. Mesmo assim, revelou que o desgaste do cargo, provocado pelas constantes mediação de conflitos, além da instabilidade causada pela greve, foram fatores cruciais e levados em consideração quando a decisão foi tomada por todos. 


 Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.