Concurso da Polícia Federal registra quase 100 mil inscrições

Por Redação com Concursos 17/12/2014 23h11
Por Redação com Concursos 17/12/2014 23h11
Concurso da Polícia Federal registra quase 100 mil inscrições
Foto: Divulgação
O concurso da Polícia Federal para 600 vagas de agente registrou 98.101 inscritos. A concorrência média é de 163,50 candidatos por vaga. São 831 inscritos para as 30 vagas reservadas para pessoas com deficiência e 21.482 para as 120 vagas para negros.

As provas serão no dia 21 de dezembro, às 14h, e terão 5 horas de duração. Os exames serão aplicados em todas as capitais e no Distrito Federal. Os candidatos podem consultar o local e o horário da prova no endereço eletrônico: www.cespe.unb.br/concursos/dpf_14_agente. É necessário informar o CPF para realizar a consulta.

A divulgação dos gabaritos oficiais preliminares está prevista para o dia 23 de dezembro, às 19h.

Suspensão

O concurso chegou a ser suspenso quando o Ministério Público Federal pediu adaptação do exame de aptidão física e do curso de formação profissional a candidatos com deficiência. Recurso da União no Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região derrubou a decisão da Justiça que havia acolhido o pedido do MPF. Com a retomada do concurso no dia 21 de novembro, a prova foi mantida para o dia 21 de dezembro, no turno da tarde.

Concurso

São 600 vagas de agente de Polícia Federal, com salário de R$ 7.514,33. As atribuições do cargo são: executar investigações e operações policiais na prevenção e na repressão a ilícitos penais, dirigir veículos policiais, cumprir medidas de segurança orgânica, desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

Serão disponibilizadas vagas, preferencialmente, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima e em unidades de fronteira. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.

Os candidatos devem ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Também é necessário ter carteira de habilitação, no mínimo, na categoria B.

A primeira etapa do concurso engloba prova objetiva, prova discursiva, exame de aptidão física, exame média e avaliação psicológica. Já a segunda etapa será o curso de formação profissional.

O concurso terá validade de 30 dias, prorrogáveis uma única vez por igual período, contados a partir da data de publicação da portaria de homologação do resultado final do curso de formação profissional.