Papa Francisco comemora aniversário de 78 anos com tango, bolo e chimarrão

Por Redação com globo.com 17/12/2014 11h11
Por Redação com globo.com 17/12/2014 11h11
Papa Francisco comemora aniversário de 78 anos com tango, bolo e chimarrão
Papa Francisco sorri ao lado de balão com o dizer 'Feliz Aniversário' - Foto: Alessandra Tarantino / AP
CIDADE DO VATICANO - O aniversário de 78 anos do Papa Francisco está sendo comemorado nesta quarta com muito tango, bolo e chimarrão. Cerca de 13 mil fiéis lotaram a Praça São Pedro para a audiência geral na parte da manhã. O Pontífice entrou no clima, apagou as velinhas e bebeu o chá de erva mate característico do Cone Sul.

Após os fiéis ouvirem a catequese do Papa sobre a família, o som ouvido será de alguns dos tangos favoritos de ex-bispo de Buenos Aires. Vindos de toda a Itália e alguns da ainda mais longe, centenas de dançarinos atenderam a um convite lançado nas redes sociais para comemorar o aniversário de Francisco.

Centenas de pares de dançarinos, em seguida, abriram o baile na famosa Avenue of the Settlement para oferecer simbolicamente ao papa esta dança nascida nas favelas da capital da Argentina.

O criador do evento "Um tango para Francisco" no Facebook afirmou ter recebido mais de 3.200 confirmações.

Há alguns anos, antes de ser eleito sucessor de Bento XVI, Jorge Bergoglio, uma vez confessou sua paixão pelo tango. "Eu amo isso, é algo que vem de dentro de mim", disse ele em uma entrevista posterior publicada no livro "The Jesuit" (O Jesuíta).

De acordo com sua irmã, em sua juventude era mesmo um bom dançarino. No ano passado, para seu primeiro aniversário em Roma, a Rádio Vaticano difundiu seus tangos favoritos, incluindo "Por una cabeza", de Carlos Gardel.

Por sua parte, o Papa parece querer que ele seja um dia normal. No ano passado, enquanto dezenas de milhares de pessoas o felicitaram no Twitter, Francisco só convidou o pessoal da Casa Santa Marta, onde vive, para sua missa da manhã para dar uma atmosfera familiar. Depois, ele tomou café da manhã com quatro desabrigados. 


 Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.