Comunidade do Poção se destaca em AL na produção de abacaxi

Por Redação com 16/12/2014 15h03
Por Redação com 16/12/2014 15h03
Comunidade do Poção se destaca em AL na produção de abacaxi
Foto: Divulgação
A região Agreste é uma das que mais se destacam no cultivo do abacaxi em Alagoas. E este ano, houve um aumento de produção em 30%, a contar com uma boa safra projetada em quatro municípios.

Arapiraca, Taquarana, Coité do Nóia e Limoeiro de Anadia produzem boa parte do que é comercializado no estado e até fora dele. A grande oferta da fruta virou tema de reportagem no último programa Gazeta Rural, da TV Gazeta, afiliada da Rede Globo.

E a cidade de Arapiraca se destacou por ser um dos polos desta cultura. “Aqui há o clima, o solo, a adaptação do abacaxi à região, a tradição do plantio. A comunidade do Poção é a grande produtora desta cultura em Alagoas”, diz o consultor técnico da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), Manuel Henrique Bonfim.

De acordo com Rosete Alves, à frente do Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura, só no Poção mais de 80 hectares foram plantados entre 2013 e 2014, com 110 produtores rurais trabalhando junto à Associação de Mini e Pequenos Produtores de Abacaxi da Região do Agreste de Alagoas (AMPPARA).

No final deste último mês de novembro, com realização da Prefeitura, ocorreu um marco em Arapiraca: o I Festival do Abacaxi do Agreste Alagoano.

O evento atraiu centenas agricultores familiares de vários municípios vizinhos, a fim de aprenderem mais sobre o cultivo desta fruta durante palestras e acerca de linhas de crédito nas instituições bancárias.

Conforme a presidente da AMPPARA, Judite Caetano, a chegada do caminhão entregue pela Prefeitura de Arapiraca ajudou bastante. “Conseguimos agora colocar seis toneladas de abacaxi para comercializar e isto nos ajudou muito no translado da mercadoria, graças ao empenho da prefeita Célia Rocha que também nos deu um galpão recentemente”, conta.

A fruta é uma das que compõem os produtos recebidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de Arapiraca, que vai para a mesa de 36 instituições que atendem à população com risco de segurança alimentar e nutricional.