Parceria entre PM e Comércio de Penedo usará Whatsapp para segurança

Por Redação com Boa Informação 16/12/2014 13h01
Por Redação com Boa Informação 16/12/2014 13h01
Parceria entre PM e Comércio de Penedo usará Whatsapp para segurança
Foto: Boa Informação
Chegando o final de 2014, o comércio de Penedo se prepara para se estruturar e receber maior movimento de consumidores devido as festas de final de ano. Pensando nisso, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Indústria e Comércio, Pedro Soares, junto com representantes do Sindlojas Penedo, resolveram fechar uma parceria inédita na cidade ribeirinha.

A Rede Comerciante Protegido reunirá cerca de 50 lojas que terão contato direto com o 11º BPM de Penedo através do mensageiro instantâneo Whatsapp. Para isso foram cedidos três aparelhos smartphones das marcas LG e SAMSUNG que ficarão com policiais conectados a um grupo exclusivo para denúncias de suspeitos. Neste grupo de Whatsapp apenas funcionários das lojas envolvidas no projeto e policiais terão acesso ao conteúdo. Qualquer elemento que parecer suspeito, rondando uma loja, haverá uma notificação à polícia informando todas as características do mesmo para que os pms façam toda a abordagem afim de garantir a segurança do local.

A entrega desses celulares aconteceu na manhã desta terça-feira, 16 de dezembro, na sede do Batalhão da Polícia Militar.

A importância do projeto, que é uma adaptação da Rede de Vizinhos Protegidos, e tem como objetivo o exercício da cidadania e solidariedade entre os lojistas participantes, através do cuidado recíproco nas questões de segurança pública. A Rede visa multiplicar a vigilância através de “câmeras vivas”, constituindo cada proprietário e funcionário em agentes de prevenção do crime.

O comandante do 11º BPM, Major Jota Júnior, reiterou o apoio que a PM vem dado aos comerciantes e lojistas ribeirinhos e abraçou o projeto inovador na cidade. Uma reunião com lojistas e policiais militares deverá acontecer na próxima semana, afim de dar orientação de como irá funcionar esta Rede Comerciante Protegido.

Espera-se que com o sucesso desse primeiro projeto, mais lojas possam aderir em breve a essa novidade.