Fazendeiro impede trabalhadores da Casal e municípios do agreste ficarão sem água

Por Redação com Assessoria/Casal 08/12/2014 20h08
Por Redação com Assessoria/Casal 08/12/2014 20h08
Fazendeiro impede trabalhadores da Casal e municípios do agreste ficarão sem água
Foto: Divulgação
Desde agosto deste ano, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), cumprindo suas obrigações, implantou um novo sistema adutor para a região Agreste que, juntamente com as adutoras já existentes, teve como efeito o fim da falta de água em Arapiraca e significativa melhoria para os municípios de São Brás, Feira Grande, Olho D’Água Grande, Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Craíbas, Coité do Nóia e Igací.

Com todos sabem, a Casal tem hoje para estes municípios e povoados um sistema produtor de água que é administrado pela CAB Águas do Agreste, conforme contrato firmado com a Companhia.

Infelizmente, o proprietário da Fazenda Santa Fé, onde estão localizadas a captação de água do rio São Francisco e a Estação de Tratamento de Água (ETA) para as adutoras antigas, está impedindo o acesso dos empregados da CAB que, desta forma, não conseguem levar os produtos químicos necessários para que a água seja devidamente tratada para chegar à população dos municípios aqui mencionados com segurança, qualidade e quantidade.

Para solucionar o problema com a intransigência e o comportamento irregular do proprietário da Fazenda Santa Fé, a Casal, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a CAB já obtiveram na Justiça, em caráter liminar, a decisão que garante, de forma justa, acesso às unidades da Companhia no Morro do Gaia, visando continuar com o bombeamento de 1.700m³/h para atender aos 10 municípios.

Até a presente hora, a notificação com a liminar não pôde ser entregue porque o Senhor Sílvio Menezes está ausente da fazenda, mas o juiz responsável pelo caso, o procurador de Estado mais os administradores da Casal e da CAB Águas do Agreste estão em permanente diligências para que amanhã as cancelas com cadeados sejam abertas e os produtos químicos possam chegar à ETA do Morro do Gaia.

A Casal e a CAB informam que, infelizmente, se amanhã os produtos não chegarem à ETA do Morro do Gaia, ela deverá ser paralisada e muitas pessoas não poderão receber água em suas casas.