Arapiraca realiza o I Festival do Abacaxi do Agreste Alagoano

Por Assessoria 28/11/2014 15h03
Por Assessoria 28/11/2014 15h03
Arapiraca realiza o I Festival do Abacaxi do Agreste Alagoano
Foto: Já é Notícia
Esta sexta-feira (28) será um marco para a cultura do abacaxi em Arapiraca. É que a cidade sedia o I Festival do Abacaxi do Agreste Alagoano.

A programação se dará na comunidade Poção, na Associação de Mini e Pequenos Produtores de Abacaxi da Região do Agreste de Alagoas (AMPPARA), com realização da Prefeitura de Arapiraca.

Parceiros, os municípios de Taquarana, Coité do Nóia e Limoeiro de Anadia também integram este evento, que terá cursos, palestras, barracas típicas, apresentações de grupos folclóricos, feira gastronômica e shows culturais.

“É um evento que vai dar visibilidade a esta cultura, fazendo a integração tanto dos produtores rurais como das instituições que trabalham com o abacaxi”, diz o secretário Municipal de Agricultura, Rui Medeiros.

Esta fruta produzida na comunidade Poção, segundo ele, é reconhecida em outros municípios e estados, abastecendo-os. Por sua qualidade, ela se tornou uma referência com uma identidade própria.

“O abacaxi tem se mostrado uma alternativa viável de lucro para os nossos pequenos produtores rurais. Neste festival, eles poderão aprender mais sobre cultivo ou ainda acerca das linhas de crédito por meio das palestras que se estenderão durante toda esta sexta”, completa o secretário.

A fruta é uma das que compõem os produtos recebidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de Arapiraca, que vai para a mesa de 36 instituições que atendem à população com risco de segurança alimentar e nutricional.