Vítima de 'assalto' filmado e divulgado na web presta depoimento à polícia

Por Redação com G1 Alagoas 27/11/2014 17h05
Por Redação com G1 Alagoas 27/11/2014 17h05
Vítima de 'assalto' filmado e divulgado na web presta depoimento à polícia
Vítima foi acompanhada do advogado para prestar depoimento no 2º DP - Foto: Natália Souza/G1
O pedreiro Mizael Manoel dos Santos, de 36 anos, que aparece em um vídeo publicado na internet no último fim de semana como vítima de um susposto assalto no bairro da Jatiúca, em Maceió, prestou depoimento no 2º Distrito Policial, na manhã desta quarta-feira (26). O caso ganhou repercussão após críticas de internautas à conduta dos jovens na ocasião, classificada como humilhante.

Em entrevista à imprensa, acompanhado de um advogado e de representante da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), Santos se disse bastante constrangido com a situação a que foi submetido pelos jovens que nem conhecia. Ele conta que estava a caminho do trabalho por volta das 6h da última sexta (21), quando foi abordado por três rapazes em um carro de cor prata.

"Em nenhum momento eles falaram que era um assalto ou que eram policiais. Só me mandaram deitar no chão e ficavam dizendo 'passa o celular, passa o celular'. Eles levaram a bolsa e depois jogaram pela janela do carro, não me devolveram pessoalmente. Só quero justiça. Quero que eles paguem por isso para que não aconteça com mais ninguém", disse o pedreiro ao ressaltar que só tomou conhecimento da gravação por meio da imprensa.

O delegado responsável pelo inquérito, Egivaldo Lopes de Messias, afirmou que já identificou os jovens responsáveis pela ação. Ainda segundo Messias, os advogados dos suspeitos entraram em contato e afirmaram que eles se dispuseram a comparecer à delegacia para prestar esclarecimentos sobre o caso, mas ainda sem data definida.

"Por mais que eles [os jovens] tratem a situação como uma brincadeira, a conduta deles foi de crime. Então, eles podem ser indiciados por roubo, mas isso só vai poder ser definido depois que eu ouvir todas as partes envolvidas", esclarece o delegado.

Entenda o caso

Um vídeo publicado na internet no último fim de semana causou revolta entre os internautas. Um pedestre é abordado na rua por alguns jovens que o fazem deitar, revistam-no e depois levam a bolsa dele.

Na gravação, é possível ouvir quando os jovens, ainda dentro do carro, "escolhem" a vítima aleatoriamente, que caminhava na calçada. Eles riem e uma música toca no volume alto dentro do veículo. Ao chegar próximo da vítima, um dos jovens desce e manda o pedestre deitar no chão. Ele pergunta por um celular várias vezes, mas a vítima não responde. O rapaz então pega a bolsa dele e volta para dentro do carro.

A situação humilhante a que Mizael dos Santos é submetido revoltou os internautas. Mas houve quem saísse em defesa do jovem que aparece no vídeo. Um comentário postado na página onde o vídeo foi divulgado dizia que o jovem que aparece nas imagens "revistando" a vítima estava sob efeito de álcool.

“As imagens do vídeo onde mostram a devolução da bolsa, foram cortadas intencionalmente por parte de quem divulgou o VÍDEO, foi uma atitude irresponsável SIM!! mas, vale ressaltar que, o THIAGO não é bandido, e sim mais um jovem que se levou ao erro devido ao excesso de álcool e de “AMIGOS INCONSEQUENTES”, diz parte do texto na página onde foi divulgado o vídeo. 




 Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.