Vasco empata com Icasa e conquista retorno à Série A

Por Redação com Vavel 22/11/2014 21h09
Por Redação com Vavel 22/11/2014 21h09
Vasco empata com Icasa e conquista retorno à Série A
Foto: Marcelo Sadio / Vasco
Neste sábado (22), o Vasco empatou com o Icasa por 1 a 1, no Maracanã, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B. O time carioca conseguiu o retorno à elite do futebol brasileiro com um jogo de antecedência, diante de um estádio cheio, no qual os gols foram marcados por Kléber e Nílson, respectivamente.

Com o resultado, o Gigante da Colina assegurou a 3ª posição ao fim do campeonato, somando agora 63 pontos. O Verdão do Cariri, por outro lado, foi rebaixado à Série C, somando apenas 40 pontos e ocupando a 18ª colocação.

No próximo sábado (29), às 16h20 (de Brasília), o alvinegro vai até Florianópolis jogar contra o Avaí, na Ressacada. Já o alviverde receberá o Boa Esporte, no Romeirão, em Juazeiro do Norte, no mesmo horário.

Apoiado pela festa da torcida vascaína, o Vasco entrou em campo com uma faixa trazendo um agradecimento. Demonstrando ânsia de conquistar logo a sua vaga na primeira divisão de 2015, os minutos iniciais foram de pressão total. Os icasianos, no entanto, mostravam força de vontade e lutavam pela vitória, mas com o objetivo de conseguir a permanência no campeonato.

Logo no início, após cobrança de escanteio de Douglas, Luan aproveitou e chutou forte, mas o goleiro Busatto defendeu. O lateral Diego Renan ainda tentou na sobra, mas sem sucesso. Pouco depois, Carlos César deu um ótimo passe para Thalles, que chutou de canhota e mandou para fora. Adiantando a marcação, os cariocas fizeram com que o adversário sentisse dificuldade e o arqueiro ganhasse destaque na partida.

Pouco depois à oportunidade vascaína, surgiu uma grande chance para o Verdão. O lateral Zeca cobrou falta e sobrou para o zagueiro Gilberto, mas a bola passou longe. Aproveitando a fragilidade da parte lateral dos cruzmaltinos, o time alviverde tentou subir pela direita e o jogo pareceu esfriar, quando Fabrício cruzou para Kléber, que deu um lindo voleio com a perna direita e empolgou os torcedores, mas parou no camisa 1

Após desperdiçar chances claras para abrir o placar diante dos seus torcedores, os anfitriões enfim puderam tirar o grito que estava preso na gargante: A dois meses sem marcar, Kléber cabeceou para as redes após cobrança de falta de Douglas e abriu o placar no Maracanã. Mesmo assim, eram poucas as oportunidades criadas e o primeiro tempo terminou em 1 a 0 para os mandantes.
Icasa volta com mais intensidade, arranca empate, mas não evita o rebaixamento

No intervalo, o treinador Joel Santana substitiu Carlos César, machucado, por Lorran. Sob gritos empolgados vindo das arquibancadas, o jogo ficava bastante movimentado. O Icasa, precisando urgentemente dos três pontos, pressionou e começou a assustar. Antes mesmo dos 10 minutos, a igualdade no marcador. Júnior tocou para Nílson, que tabelou com o meia Mauri e resolveu chutar de longe, acertando o ângulo de Martín Silva.

Pouco depois, a virada só não veio devido à boa postura do lateral Diego Renan. O autor do gol alviverde subiu com Mauri pela direita, que cruzou e o ala vascaíno chegou para salvar. O rendimento dentro de campo, para ambas as equipes, caiu, o que deixou as duas torcidas apreensivas, que temiam uma derrota.

Mesmo com apoio e muita pressão, os jogadores não criaram grandes oportunidades no decorrer da segunda etapa. Sob vaias de "time sem vergonha", a equipe Cruzmaltina saiu com o empate e o acesso. O Verdão, por sua vez, amargou o rebaixamento para a Série C.