Governador inaugura Central de Atendimento ao Cidadão em Penedo

Por Assessoria 22/11/2014 16h04
Por Assessoria 22/11/2014 16h04
Governador inaugura Central de Atendimento ao Cidadão em Penedo
Foto: Assessoria
O governador Teotonio Vilela Filho inaugurou, nessa sexta-feira (21), a Unidade de Atendimento ao Cidadão JÁ! no município de Penedo. O local reúne serviços de cinco órgãos, garantindo atendimento mensal a mais de 5 mil pessoas em toda a região.

“O intuito do governo é facilitar o atendimento à população em relação aos diversos serviços que são disponibilizados nas Centrais Já. Esse tipo de atendimento diferenciado e prático funciona em seis unidades”, afirmou o governador de Alagoas.

No interior, estão em funcionamento as centrais de Arapiraca, São Miguel dos Campos e Maribondo. Na capital, são três unidades: Farol, Centro e Shopping Pátio. De acordo com Vilela, além da Central de Penedo, na próxima semana deverá ser inaugurada a Central de Porto Calvo, além de previsão de inauguração da Central Maceió Shopping no mês de dezembro.

“Em meu governo, as Centrais Já tiveram atenção especial. Foram reformadas, ampliadas, modernizadas para bem atender e servir aos alagoanos. E os resultados são significativos. As Centrais Já atendem em média 60 mil pessoas por mês. A descentralização do atendimento evita que as pessoas se desloquem do interior para a capital em busca de serviços, além de diminuir o tempo de espera e agilizar a viabilização de documentos e serviços importantes”, enfatizou Vilela.

Na unidade de Penedo, a população contará com serviços do Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Eletrobrás, Instituto de Identificação, Procon e Sine/AL. São mais de 30 serviços de atendimento que estão à disposição dos cidadãos, dando celeridade a processos.

Mutirão da Saúde

O chefe do Poder Executivo em Alagoas também realizou a 27ª edição do Mutirão da Saúde na Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto, no bairro de Santa Luzia, em Penedo, que beneficiou usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa já beneficiou 23 mil usuários do SUS com a realização de cerca de 60 mil procedimentos. De acordo com o governador do Estado, a proposta é que os serviços de saúde cheguem cada vez mais perto da população. "O mutirão poupa tempo, recursos e o sofrimento da população que busca qualidade de vida", explicou Vilela, apontando que a meta é fortalecer a saúde no município para evitar o deslocamento dos pacientes em busca de atendimento na capital.

Por meio do mutirão, a população pôde fazer o exame de ecocardiograma e marcar consultas, assim como participar de triagem para cirurgias. Outro serviço ofertado foi a entrega de óculos de grau. “O governo vem fazendo outros investimentos para solucionar s questões de saúde como nas novas Unidades de Pronto Atendimento (Upas), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Samu neonatal, farmácia cidadã, agentes de saúde, recursos para os municípios, apoio ao Programa Saúde da Família (PSF). É uma satisfação ver o resultado que temos conseguido alcançar em todas as áreas e é nesse caminho que Alagoas está sendo construída para os que mais precisam”, enfatizou Teotonio Vilela.


O governador visitou também a Visita a Fábrica de Biscoito D’Lícia. “Há 30 anos não vinha uma empresa para Alagoas e, depois que assumi, hoje já são 102 empresas de grande porte. As microempresas também aumentaram, antes eram 8 mil e agora são 84 mil. Antes uma empresa era aberta em três meses e agora em no máximo três dias o empreendimento está aberto”, finalizou.