Prefeita de Traipu é afastada do cargo e alega que ato foi ilegal

Por Redação com Cadaminuto 21/11/2014 16h04
Por Redação com Cadaminuto 21/11/2014 16h04
Prefeita de Traipu é afastada do cargo e alega que ato foi ilegal
Foto: Cortesia / Sandro Lima
A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Traipu afastou, na noite desta quinta-feira (20), a prefeita Conceição Tavares por ter se ausentado do município por um período maior que 15 dias sem informar à casa legislativa.

A prefeita foi afastada do cargo em uma sessão ocorrida ontem às 20 horas na Câmara Municipal de Traipu. Porém, Conceição afirma que continua exercendo normalmente suas atribuições alegando que seu afastamento foi ilegal. Em seu lugar assume o vice-prefeito Erasmo Dias de Araújo.

Conceição Tavares realizou uma viagem aos Estados Unidos e, teria supostamente, feito a viagem sem avisar ao Executivo seu afastamento. O vice-prefeito Erasmo Dias afirma que ela havia passado mais de 17 dias longe da prefeitura, o que fere a Lei Orgânica do Município.

“A posse conferida por Simone Lima ao vice-prefeito Erasmo Dias de Araújo vai de encontro ao Regimento Interno da Câmara Municipal, à Lei Orgânica do Município e ao Decreto Federal 201/64”, protestou. Já o procurador-geral do município, Dênis Guimarães afirma que além disso, a sessão foi realizada fora de horário habitual, em feriado e sem quórum. Dos 11 vereadores que compõe a casa, apenas um compareceu à sessão, que foi a própria presidente do legislativo.

Conceição Tavares afirma que há assinaturas dela em documentos, como decretos e processos administrativos, o que comprovaria suas atividades enquanto prefeita de Traipu.

"Não houve afastamento superior a 15 dias, ao contrário do que tem sido falsamente informado pelo vice-prefeito", pontua o procurador-geral.

A prefeitura disse ainda que vai tomar as medidas cabíveis para a responsabilização civil, administrativa e criminal dos infratores.