Prova do Enade será neste domingo e estudantes devem chegar antes do meio-dia

Por Redação com Assessoria 19/11/2014 18h06
Por Redação com Assessoria 19/11/2014 18h06
Prova do Enade será neste domingo e estudantes devem chegar antes do meio-dia
Foto: Divulgação
Neste próximo domingo, 23, a partir das 13h, no horário de Brasília, os alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participam do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2014). "Este ano é a vez de todas as Licenciaturas, nas modalidades presencial e EaD [Educação a Distância], Bacharelados vinculados a estas Licenciaturas, dos Cursos da área tecnológica, que são as Engenharias, Arquitetura, Design, Ciências da Computação, Sistemas de Informação e outros", informa Amauri Barros, pró-reitor de Graduação.

O pró-reitor orienta ainda aos alunos para se alimentarem bem, mas com comidas leves para não sentirem fome ou sono durante a prova. "Reforçamos que em Alagoas a prova inicia ao meio-dia, pois não estamos no horário de verão e que os alunos devem chegar ao local de realização da prova com antecedência. É um teste com 45 questões, abrangendo vários saberes, como conhecimentos gerais, específicos e outros", ressalta.

Sobre o Exame

O Enade é um componente curricular obrigatório, inclusive para a conclusão e certificação no curso. "O aluno inscrito e que não comparecer à prova não pode colar grau e, consequentemente, não concluirá o curso. Daí nosso apelo para que todos os inscritos compareçam e façam o melhor possível na prova, que usem todo o tempo reservado. A nota do Enade é, de certa forma, uma carta de apresentação para o aluno concluinte em qualquer iniciativa de emprego e ingresso em programas de pós-graduação", destaca Amauri Barros.

Além de ser importante para o currículo do aluno, um conceito bom no Exame é importante para o curso e para a instituição. "O Enade é parte do sistema de avaliação do ensino superior. Por meio do desempenho dos alunos e outros critérios de avaliação. somos comparados com todos os demais cursos e Instituições do Ensino Superior, formando um ranking que é bastante consultado", afirma o pró-reitor.

Avaliação dos cursos

Amauri Barros explica também que, na composição do Conceito Final de cada Curso, o Enade tem papel significativo, pois avalia o desempenho dos alunos ao longo de quatro ou cinco anos de vivência acadêmica na instituição. No processo de Avaliação dos Cursos de Graduação três grandes dimensões são observadas: a organização didático-pedagógica (projeto pedagógico, projetos etc), a infraestrutura (salas de aula, laboratórios, salas de professores etc) e o corpo social (docentes, tutores, técnicos etc).

Essas três dimensões são observadas com todo rigor nas avaliações in loco (processos de reconhecimento, renovação de reconhecimento, diligências etc) e também por meio do Enade. Os alunos inscritos devem, ainda, responder até a esta sexta feira, 21, um questionário sócio-econômico, acessado de forma online, com informações relativas às dimensões citadas acima.