Encontro da musicalidade brasileira reúne Nelson da Rabeca e Thomaz Rohrer

Por Assessoria 19/11/2014 12h12
Por Assessoria 19/11/2014 12h12
Encontro da musicalidade brasileira reúne Nelson da Rabeca e Thomaz Rohrer
Foto: Divulgação
Nos dias 19 e 20 de novembro, o Sesc abre espaço para um dos destaques da cultura alagoana, o mestre Nelson da Rabeca e o músico Thomas Rohrer para a realização de oficina de confecção de instrumento musical e apresentação. Ação promovida em parceria com o Projeto Itaú Cultural.

A primeira atividade inicia com a Oficina de rabeca que será ministrada pelo experiente e conhecedor da arte tradicional, mestre Nelson da Rabeca. Dia 19/11, das 14h às 17h, na Unidade Sesc Centro. Os participantes deverão trazer seus instrumentos musicais.

Já na quarta-feira (20/11), é a vez da música encantar a plateia do Teatro Jofre Soares, no comando do mestre Nelson Rabeca e do músico suíço radicado no Brasil Thomaz Rohrer. Um belo show que no início do mês esteve em Fortaleza, Itapipoca (CE).

Sobre a apresentação musical

Os shows serão divididos em três partes: primeiro, seu Nelson apresenta um repertório de xote, baião e forró acompanhado pela esposa, Dona Benedita, que é cantora. Em seguida, é a vez do saxofonista e rabequeiro Thomas Rohrer e do percussionista Panda Gianfratti subirem ao palco. O duo, que já existe há dez anos, trabalha com improvisação livre, gênero em que não há nada pré-estabelecido e a música nasce no palco. Para finalizar, os quatro artistas tocam juntos, no que promete ser uma reunião de universos sonoros bem distintos. Além disso, é uma oportunidade de ver a rabeca, instrumento ligado à tradição nordestina, sendo usada na música experimental.

A parceria entre Thomas Rohrer e Nelson da Rabeca já vem de longa data. Eles se conheceram durante viagens do grupo A Barca (do qual Thomas faz parte) pelo estado de Alagoas. A partir de então, Thomas passou a visitar Seu Nelson no município de Marechal Deodoro, e nesses encontros caseiros uma forte amizade e afinidade musical foi construída. A série de apresentações surgiu da vontade de mostrar um pouco do espírito dessas sessões de improviso para um público maior.

Sobre Nelson da Rabeca


Alagoano de Marechal Deodoro, trabalhou no corte de cana até os 54 anos. Foi então que viu um violino na televisão e, sem a ajuda de ninguém, construiu um instrumento parecido com aquele e aprendeu, também de maneira autodidata, a tocá-lo. Passou a se apresentar para turistas na Praia do Francês e abandonou de vez o serviço no canavial. Hoje, vive de shows e da confecção de rabecas, que vende para músicos do mundo todo. E uma curiosidade: para fazer os instrumentos, ele usa um facão de cortar cana.
Seu Nelson da Rabeca sempre se apresenta acompanhado da cantora Dona Benedita, sua parceira há mais de cinquenta anos. Dona de uma voz potente e de timbre muito peculiar, ela também trabalhou no canavial e só começou a cantar em público para acompanhar o marido. No repertório do casal, gêneros típicos do nordeste como xote, baião e forró.

Sobre Thomas Rohrer

Suíço radicado no Brasil desde 1995, Thomas Rohrer toca saxofone e rabeca e é integrante de grupos de música brasileira tradicional (como A Barca e Ponto BR) e de conjuntos de improvisação livre, como o Coletivo Abaetetuba, do qual o percussionista Panda Gianfratti também faz parte. Nos seus projetos, ele busca explorar ao máximo as diferentes possibilidades sonoras dos instrumentos.

Serviço


Oficina e Apresentação Musical com Nelson da Rebeca e Thomas Rhrer
Data:20 de novembro de 2014 -quinta às 20h
Local: Sesc Centro, Rua Barão de Alagoas, 229 -Centro
Classificação: Livre para todos os públicos
Entrada franca
Informações:(82) 3326-3133

OFICINA
19/11 -15h às 17h oficina de rabeca
local: Teatro Sesc Centro -Barão de Alagoas, 229 -Centro  


 Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.