PM celebra junto com comunidade escolar o projeto “Diga sim a vida!”

Por Assessoria 19/11/2014 11h11
Por Assessoria 19/11/2014 11h11
PM celebra junto com comunidade escolar o projeto “Diga sim a vida!”
Foto: Assessoria
Na manhã da última terça-feira (18), o comandante da 1ª Companhia Independente, major Paulo Eugênio, celebrou juntamente com diretores, coordenadores, professores, auxiliares e alunos da Escola Municipal Desembargador José Fernando Lima Souza, no município de São Miguel dos Campos, o evento que contou com diversas atividades e marcou o fim do projeto “Diga sim a vida!”.

Encantando a todos com sua retreta, inclusive o prefeito da cidade, George Clemente, que prestigiou o evento, a banda do 3º Batalhão de Polícia Militar, tocou sucessos de Roberto Carlos, além de músicas regionais e internacionais, abrindo o evento.

O projeto foi uma iniciativa do próprio comando da 1ª Companhia Independente que sentiu a necessidade de uma ação pró ativa junto aos jovens do município, com o objetivo principal de evitar que estes sejam atraídos pela criminalidade. Para tanto, foram desenvolvidas diversas atividades incluindo pesquisas, aulas de campo e palestras com foco na prevenção à criminalidade e a resistência às drogas.

De acordo com João Carlos Torres, diretor da escola, até mesmo o comportamento dos alunos mudou para melhor com a presença da PM, os quais passaram a trabalhar em parceria com o corpo docente a fim de conscientizar pais e alunos da importância não só do conhecimento técnico-científico, mas sim da cidadania alcançada mediante valores morais e éticos.

“Em 21 anos de magistério nunca presenciei um comandante sair de seu gabinete para ministrar instruções numa escola. Essa iniciativa do major Eugênio é uma semente que está sendo plantada, mas que com certeza resultará na colheita de bons frutos num futuro próximo”, frisou João Carlos.

Um belo exemplo veio do jovem Josivaldo Anderson, 14 anos, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental. “No início ninguém queria a polícia aqui, mas aos poucos fomos nos acostumando a presença deles e já não o vemos como um inimigo, mas sim pessoas que vieram para nos ajudar. Conheço pessoas que fazem uso de drogas, e eu mesmo tinha tudo para também seguir este caminho, mas agora tenho certeza que não quero isso para mim”, explicou.

O prefeito George Clemente agradeceu a iniciativa da Polícia Militar através do comando da 1ª Companhia Independente, ao tempo em que pediu para que o projeto fosse estendido para outras escolas do município.

“Este trabalho belíssimo precisa ser disseminado em todas as escolas do município. Precisamos mostrar para a juventude miguelense que o dinheiro, que muitos insistem na falsa ideia de ser ganho de forma fácil, das drogas e do crime, não vale a pena. Queremos que estas crianças se tornem adultos responsáveis, cidadãos conscientes, e que possam desenvolver sua vida de forma digna e plena através de uma cultura de paz”, disse Clemente.

No fim, o major Eugênio ainda agradeceu a todos que colaboraram e uniram esforços para transformar o que inicialmente era um simples projeto numa verdadeira lição de cidadania não só para os alunos, mas também para os pais e todos aqueles envolvidos na educação das crianças.

“Buscamos sensibilizar a comunidade escolar da importância da educação em todas as suas vertentes. Precisamos ensiná-los através do exemplo, que o melhor caminho para a vida é a honestidade e a dignidade, e nesse sentido a escola sempre estará em defesa destes princípios e, sobretudo, em defesa da vida”, finalizou Eugênio.

A Escola Municipal Desembargador José Fernando Lima Souza, conta com 1100 alunos do Ensino Fundamental e aproveitou a solenidade para comemorar seus 10 anos de criação. A programação segue até o próximo dia 21, com apresentação de grupos teatrais, dança Hip Hop, coral gospel, workshop de leitura e apresentações em forma de cordel. 


 Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.