Prefeitura de Feira Grande intensifica campanha de vacinação contra a poliomielite

Por Assessoria 17/11/2014 16h04
Por Assessoria 17/11/2014 16h04
Prefeitura de Feira Grande intensifica campanha de vacinação contra a poliomielite
Foto: Assessoria
A Prefeitura de Feira Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações que fazem parte da campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo.

A vacinação contra a paralisia infantil começou no dia 05 e prossegue até o final do mês. O Dia D aconteceu no sábado, 08, com atividades em várias unidades de saúde do município.

As ações irão prosseguir com realização de palestras educativas, distribuição de folhetos e vacinação das crianças nos postos de saúde na área urbana e, também, na zona rural.

A campanha conta com a parceria de várias órgãos da secretaria, como a equipe de vigilância, e agentes comunitários.

De acordo com o prefeito Veridiano Almir (PMDB), a campanha de vacinação contra a paralisia infantil tem como meta a imunização de milhares de crianças até cinco anos de idade.

“Vacinar ainda é o melhor remédio. Por isso, nosso objetivo é chegar a cada criança feira-grandense. Os pais tem um papel fundamental nisso, levar seus filhos até uma de nossas unidades. É preciso prevenir e cuidar dos nossos pequenos. A vacinação vai continuar. Mais saúde para Feira Grande”, destacou o prefeito.

O Brasil é considerado livre da pólio desde 1990. Em 1994, recebeu da Organização Pan-americana da Saúde a certificação de área livre de circulação do vírus. A continuidade das campanhas de vacinação é considerada fundamental pelo Ministério da Saúde para evitar a reintrodução da doença no país.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.