Prefeitura de Igaci demite todos os contratados para minimizar crise financeira

Por Redação com Tribuna Hoje 04/11/2014 10h10
Por Redação com Tribuna Hoje 04/11/2014 10h10
Prefeitura de Igaci demite todos os contratados para minimizar crise financeira
Prefeito Oliveiro Torres demitiu todos os contratados
Para minimizar os impactos causados pelas reduções no recurso do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), cuja verba, para a grande maioria dos municípios alagoanos, é a única fonte de sustento, o gestor da cidade de Igaci, prefeito Oliveiro Torres Piancó (PMDB), decidiu enxugar a folha de pagamento e demitiu todos os servidores contratados daquele município.

As medidas para a contenção de despesas foram anunciadas pelo gestor durante reunião com os secretários. Além das demissões, Oliveiro Torres reduziu em 10% o seu salário, bem como os salários do vice-prefeito, dos secretários e também dos servidores comissionados.

“Tivemos que fazer esses ajustes para a prefeitura continuar funcionando. As medidas em cortar gastos nas secretarias, demitir contratados e reduzir os salários dos comissionados foram importantes para diminuir o impacto financeiro nas contas do Executivo. Se não tomássemos estas medidas estaríamos descumprindo o que determina a legislação e seríamos punidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal [LRF]”, esclareceu o prefeito informando que irá manter os serviços essenciais para população até que se consiga recompor a receita do município.

Oliveiro determinou ainda a suspensão das gratificações e diárias, e a extinção de algumas pastas do seu governo.

As medidas foram tomadas por causa das reduções significativas do FPM, e ainda em decorrente dos pisos salariais que subiram e são equiparados aos nacionais, uma conta que não fecha, visto que o Executivo Municipal não consegue manter o que determina a legislação no cumprimento da LRF.

PARALISAÇÃO

A crise também chegou na Barra de Santo Antônio, onde os servidores municipais paralisaram as atividades por falta de pagamento.


Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.