Polícia desarticula quadrilha especializada em explosão de caixas eletrônicos em Alagoas

Por Assessoria 31/10/2014 08h08
Por Assessoria 31/10/2014 08h08
Polícia desarticula quadrilha especializada em explosão de caixas eletrônicos em Alagoas
Foto: Assessoria
Uma operação conjunta da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), da Polícia Civil, Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), do Ministério Público, e da Superintendência de Inteligência da Secretaria de Estado da Defesa Social (SEDS) desarticulou nesta quinta-feira (30) uma quadrilha especializada em arrombamento de caixas eletrônicos, que vinha agindo em diversos estados do Nordeste, especialmente em Alagoas e Paraíba.

O trabalho é coordenado pelo diretor de Recursos Especiais (DRE), da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, e pelo delegado da Seção Especial de Roubo a Banco/SERB, Guilherme Martim Iusten, responsável pela investigação iniciada há cerca de três meses.

A operação foi deflagrada nas cidades de Maceió/AL, Bayeux e João Pessoa, estas na Paraíba, contando com a participação de policiais dos dois Estados. Estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo quatro na Paraíba e dois em Alagoas.

Dois integrantes do grupo criminoso já foram presos: Severino Neto e Alexandre Alves dos Santos. Também foram apreendidos um automóvel Cobalt Chevrolet e um Hyundai i30.

O trabalho foi desencadeado a partir de arrombamentos contra terminais eletrônicos da Caixa Econômica Federal, na Uncisal/Maceió, e do Banco do Brasil, do supermercado Super Giro e do Posto Aliança, no povoado do Francês, em Marechal Deodoro, em agosto e setembro deste ano, respectivamente.

Em um deles, imagens das câmaras de segurança registraram o momento em que os criminosos abordaram o vigilante apontando-lhe arma de fogo, e em seguida arrombaram os caixas eletrônicos utilizando maçarico.

As investigações preliminares realizadas pela SERB/Deic de Alagoas, identificaram que o chefe da quadrilha Maxwell Almeida Leitão, conhecido como "Marquinho", já fora preso por estelionato no Estado da Paraíba e que os suspeitos são de diversas regiões do país.

Com base nesse trabalho, foi possível montar toda a organização da quadrilha, acusada de roubo, furto qualificado e associação criminosa, além de identificar a participação de cada membro dentro do grupo. “Temos certeza de que a quadrilha possui ramificações em todo o território nacional”, disse o delegado Paulo Cerqueira.

Equipes da polícia ainda realizam diligências com o objetivo de cumprir os demais mandados de prisão expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital e visando capturar os outros envolvidos, que são: Maxwell Almeida Leitão "marquinhos", Wanderley Silva Santos "o milionário", Diego Nascimento Costa "maluco", Vicente Moreira da Silva Junior "bebezão" e Edson Costa.

Com a divulgação das imagens, quem tiver informações pode colaborar com a polícia por meio do 181.