Estátua do emancipador Esperidião Rodrigues é inaugurada

Por Assessoria 30/10/2014 20h08
Por Assessoria 30/10/2014 20h08
Estátua do emancipador Esperidião Rodrigues é inaugurada
Foto: Assessoria
Uma das figuras mais notáveis no progresso de Arapiraca foi mais uma vez reverenciada pela prefeita Célia Rocha, nesta quinta-feira (30), dia onde se comemora a Emancipação Política de Arapiraca.

Não haveria dia melhor para inaugurar a estátua de Esperidião Rodrigues, o emancipador de nosso município, que o aniversário de 90 anos da cidade. A peça fica defronte ao Museu Zezito Guedes, na Praça Luiz Pereira Lima, bairro do Centro.

Pouco depois da entrega da reforma e ampliação da Casa da Cultura, que fica no mesmo complexo cultural, a prefeita entregou à população mais esta prova de que a memória se faz presente na luta por um município melhor.

“Foi isto o que fez Esperidião. Foi além das fronteiras que ainda estavam por se consolidar; lutou por todo o povo que aqui se instalou, quando ainda éramos povoado de Limoeiro de Anadia. Sua conquista é o triunfo que hoje bradamos por sermos considerados uma metrópole do futuro. Ele era um visionário, um empreendedor, um arapiraquense na alma”, diz a prefeita Célia Rocha.

Na placa, ao lado da estátua do “homem de olhos azuis” – como era conhecido pelos populares por viajar bastante em busca de conquistas políticas para a cidade –, há os seguintes dizeres: “O homem que, com bravura e persistência, conquistou a vitória na luta para a criação do município de Arapiraca, orgulho de todos que aqui nascem ou residem. Após essa conquista foi eleito, democraticamente, o primeiro prefeito de Arapiraca”.

Emocionados, os familiares do emancipador acompanharam a cerimônia de entrega da homenagem. Está acontecendo também pela programação dos 90 anos uma exposição sobre Esperidião no Museu Zezito Guedes até o próximo dia 28 de novembro (veja mais aqui).

Ele percebeu as possibilidades que este chão tinha e criou a hoje tradicional Feira Livre de Arapiraca, além do nosso primeiro grupo escolar, a instituição de ensino Adriano Jorge. Além disso, Rodrigues também fundou a primeira escola de música da cidade, trouxe o cartório de registros e os Correios, apoiou a instalação do Tiro de Guerra e doou diversos terrenos, alguns deles vindo se tornar a hoje Avenida Rio Branco – a primeira via pública do município – e o local onde atualmente funciona a Câmara de Vereadores.