90 anos: ruas de Arapiraca serão interditadas para desfile

Por Redação com Assessoria 29/10/2014 18h06
Por Redação com Assessoria 29/10/2014 18h06
90 anos: ruas de Arapiraca serão interditadas para desfile
Foto: Divulgação
“Arapiraca, Estrela radiosa”. É o que proclama a letra de Pedro de França Reis no hino de Arapiraca. Cidade alagoana que se tornou tão importante economicamente e que passou a ser chamada de capital do Agreste alagoano. 90 anos. É a data de aniversário que Arapiraca completa nesta quinta-feira, 30 de outubro.

Para marcar a data, a Prefeitura de Arapiraca vai realizar o desfile cívico militar e estudantil e por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) irá interditar 26 ruas. Pelos 90 anos da Emancipação Política da cidade, este ano o desfile figura o tema “Arapiraca, estrela radiosa, resgata sua história”.

Como em anos anteriores, o percurso do desfile será pelas ruas Expedicionários Brasileiros e 30 de Outubro, passando pelo calçadão do Largo Dom Fernando Gomes e Praça Marques da Silva, seguindo pela Rua Estudante José de Oliveira Leite com encerramento em frente ao Colégio Bom Conselho. A SMTT reforçou a sinalização horizontal das ruas, reforçando a pintura das faixas de pedestres.

O desfile cívico-militar e estudantil terá início às 15 horas. Porém, a interdição das ruas vai acontecer a partir das 13h. A antecedência acontece para que o trânsito fique livre ao longo de todo o corredor das apresentações.

Segundo Ricardo Teófilo, superintendente de Transportes e Trânsito de Arapiraca, a determinação da prefeita Célia Rocha (PTB) é para que a população possa assistir ao desfile da Emancipação Política de Arapiraca na mais absoluta segurança e tranquilidade.

“É um momento que sentimos muito orgulho de ver as famílias arapiraquenses prestigiando o aniversário da nossa cidade e, em especial, este ano em que Arapiraca completa seus 90 anos de emancipação”, disse a prefeita Célia Rocha.

Para que tudo transcorra com tranquilidade, a SMTT vai disponibilizar 34 agentes de autoridade de trânsito para disciplinar os pontos de interseção das 26 ruas que serão interditadas, além de duas viaturas (VTR) e cinco motos do grupo Águias.

“Vamos interditar as ruas duas horas antes de o desfile começar para que possamos retirar os veículos que, possivelmente, possam atrapalhar a passagem das escolas”, explicou Ricardo Teófilo, afirmando que todo o procedimento será feito com tranquilidade.

Ruas interditadas

As ruas que serão interditadas são: Maurício Pereira/Santos Dumont (Baixão); Avenida Ventura de Farias/Rua Marechal Floriano Peixoto (Baixão); Expedicionários Brasileiros/Maurício Pereira (Eldorado); Rui Barbosa/Pedro Nunes (Centro); Praça dos Curis/Zeferino Magalhães (Centro); Praça dos Curis/Monsenhor Macedo (Centro).


Também serão interditadas pela SMTT as ruas Manoel Leão/Dom Vital; Pedro Nunes/Rua Curitiba; Lúcio Roberto/Pedro Correia (Centro); Fernandes Lima/Domingos Correia (Centro); Domingos Correia/João R. Lima; Rua Experidião Rodrigues/Rua 15 de Novembro (Centro) e Rua Boa Vista/Rua Domingos Correia.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME) o desfile cívico-militar e estudantil terá a participação de oito entidades militares que irão abrir o evento com concentração nas ruas Expedicionários Brasileiros e 30 de Outubro.

Ela afirmou, ainda, que sete entidades civis irão se concentrar nas ruas Pedro Nunes, Zeferino Magalhães e Rua Rio de Janeiro, além de três bandas de escolas particulares que vão se agrupar na Avenida Ventura de Farias, e 17 escolas da rede municipal de ensino, que irão se enfileirar a partir da Rua Maurício Pereira.

“Será um desfile grandioso que irá homenagear a cidade de Arapiraca pelos seus 90 anos de emancipação política com o engajamento de todos que fazem não só a Secretaria de Educação, mas a Prefeitura de Arapiraca como um todo”, enfatizou a secretária de Educação Ana Valéria Peixoto.

Corrida pela Emancipação Política

Os 90 anos de Arapiraca também serão marcados pela já tradicional corrida da Emancipação Política da cidade, no Bosque das Arapiracas. Os esportistas vão se concentrar antes das 7 horas da manhã. O evento está prevista para encerrar por volta do meio-dia desta quinta-feira (30).

“O esporte sempre está presente nas comemorações de Arapiraca e para os 90 anos da cidade não poderia ser diferente. O incentivo à prática esportiva é uma das atribuições da prefeita Célia Rocha”, garantiu o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Nelson Filho.

Para proporcionar segurança aos participantes, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vai interditar todo o trajeto da corrida a partir das 6 horas da manhã, do trecho que compreende a Rua 7 de Setembro, por trás do ginásio municipal João Paulo II, e todo o entorno do Bosque das Arapiracas.

“Todas as ruas que dão acesso ao Bosque das Arapiracas serão fechadas e 15 agentes de trânsito vão disciplinar e orientar condutores nesses pontos”, disse Ricardo Teófilo, superintendente de Transportes e Trânsito de Arapiraca.

Ele informou que a SMTT irá utilizar também quatro equipes Águias com agentes em motocicletas e uma viatura (VTR) para dar apoio ao trânsito no local.