Eleitores tentam votar e descobrem que já votaram por eles, em Maceió

Por Redação com Gazetaweb 26/10/2014 16h04
Por Redação com Gazetaweb 26/10/2014 16h04
Eleitores tentam votar e descobrem que já votaram por eles, em Maceió
Uma das seções a apresentar o problema foi a de número 141, no Colégio Coc - Foto: Jonathas Maresia
Eleitores maceioenses não puderam votar por um motivo curioso: outra pessoa já havia votado no lugar deles. Mesmo com o sistema de biometria, que utiliza a impressão digital dos eleitores, o problema foi registrado em pelo menos duas seções de Maceió, nos bairros do Tabuleiro do Martins e da Ponta Verde.

Na seção nº 141, no Colégio Coc, a falha foi denunciada por Victor Rossiter, que, ao chegar para participar do pleito, foi impedido. Ele conta que, após entregar o documento de identidade e o título ao mesário, foi informado que alguém já tinha votado por ele. Ninguém soube explicar o que tinha acontecido.

“Só me disseram que poderia ter sido um erro humano ao digitar o número do título, mas como pode acontecer isso se tem a biometria e eles também precisam verificar a identidade? Agora fiquei sem votar e não tem o que fazer. Só me orientaram a procurar o TRE [Tribunal Regional Eleitoral] na segunda-feira”, diz.

O mesmo problema aconteceu também na seção nº 55, no Clima Bom. Segundo José Carlos Silva dos Santos, ele também não recebeu explicações e foi orientado a registrar fato em ata. “Os mesários colocaram na ata e assinei, mas ninguém me explicou realmente como isso aconteceu. Um deles só disse que tem um comando que libera a urna para os casos em que ela trava. Deve ter sido isso”, afirmou.

Tanto Victor quanto José Carlos afirmam ter votado normalmente no primeiro turno das eleições, no último dia 5, e reclamam não poder exercer o direito agora. “Estou indignado. Quero votar e não posso e, além de tudo, ninguém deu uma solução”, expõe Victor Rossiter.

A assessoria do Tribunal Regional Eleitoral disse não ter conhecimento do caso e destacou que o pleno do órgão voltará a se reunir às 15h30 para analisar ocorrências relativas ao pleito.


Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.