‘Clínica do Sono’ em Arapiraca é referência no tratamento de distúrbios do sono

Por Redação com Redação 25/10/2014 14h02
Por Redação com Redação 25/10/2014 14h02
‘Clínica do Sono’ em Arapiraca é referência no tratamento de distúrbios do sono
Otorrinolaringologista Drª Fátima de Almeida
Para alguns, a cama é lugar de conforto e descanso. Para outros, é possível relaxar tanto na cama, como no sofá, no chão da sala, na cadeira do ônibus, no local de trabalho, na carteira da universidade ou até mesmo em bancos de praças públicas. Outros, ainda, no entanto, não conseguem perder a concentração no mundo para, então, adormecer.

O que tem causado esse sono constante ou a falta dele nas pessoas? O que fazer para deixar regular uma etapa tão importante da vida? Afinal, descansar de forma correta pode exigir planejamento, dedicação e disciplina. Qualquer pessoa pode perceber quando algo está errado com o corpo, porém o tratamento deve ser acompanhado por um profissional qualificado. A automedicação pode acarretar problemas diversos e o aconselhável é que o paciente seja analisado por um profissional da área, quando, dependendo do caso, o medicamento pode ser dispensado.

Há problemas que vão além do sono constante ou da falta dele. Especialistas estimam que mais de 100 distúrbios do sono e do despertar já foram identificados. Segundo eles, os problemas podem ser agrupados em quatro categorias principais. São eles:

Dificuldade de adormecer ou permanecer dormindo (insônia);
Problemas para permanecer acordado (sonolência excessiva durante o dia);
Problemas para conseguir manter uma rotina regular de sono (problema de ritmo de sono);
Comportamentos incomuns durante o sono (comportamentos que perturbam o sono).

Qualquer comportamento anormal relacionado ao sono deve ser analisado com muito cuidado e tomadas as devidas providências para que isso seja normalizado. Em longo prazo, aquilo que se imagina ser um pequeno problema pode trazer consequências drásticas, como infarto, acidente vascular cerebral (derrame) ou síndrome metabólica, que é a ocorrência de distúrbios dos lípedes e glicose sanguínea, hipertensão arterial e aumento da circunferência abdominal. Quem apresenta esta síndrome tem maior tendência a ter infarto do miocárdio e derrame cerebral.

Clínica do Sono em Arapiraca

Você sabia que existe clínica especializada aqui em Alagoas? Em Arapiraca, por exemplo, a Clínica do Sono é exemplo no tratamento dos problemas relacionados ao sono (ver endereço e telefones, no final desta matéria). De acordo com profissionais da clínica, os distúrbios do sono são todas as dificuldades relacionadas ao sono, incluindo a dificuldade de adormecer ou de permanecer adormecido, dormir em momentos inapropriados , tempo total de sono excessivo ou comportamento anormais relacionados ao sono.

Fátima Aparecida Vieira de Almeida, otorrinolaringologista que integra a Clínica do Sono, afirma que a para se ter um diagnóstico de anormalidade do sono é preciso que um profissional da área faça um exame minucioso no paciente.

“Para diagnóstico e tratamento desses distúrbios, deve- se procurar o especialista na área do sono - neurologia, otorrinolaringologia, psiquiatria, cardiologia, pneumologia, que fazem a parte no sono -, onde será realizada uma anamnese minuciosa e a solicitação da polissografia basal da noite inteira, no laboratório do sono. Esse exame irá estudar o sono espontâneo do paciente e consiste no registro de múltiplas variantes fisiológicas e de fenômenos normais que ocorrem durante o sono”, ratificou Fátima.

A apneia do sono, por exemplo, pode desenvolver doenças nas artérias dos pacientes. Isso porque são submetidos a uma inflamação subclínica, perceptível apenas através de exames laboratoriais. Essas doenças facilitam o acúmulo de colesterol na parede das artérias e precipitam a ocorrência de infarto do miocárdio e AVC.

Fatores comuns associados à insônia

Doença física;
Depressão;
Ansiedade ou estresse;
Ambiente insatisfatório para o sono (p. ex.: com barulho ou luz excessiva);
Cafeína;
Álcool ou outras drogas;
Uso de determinados medicamentos;
Fumo em excesso;
Desconforto físico;
Cochilos durante o dia;
Deitar-se cedo;
Passar muito tempo acordado na cama.

Regras que evitam problemas do sono

Adotar alguns métodos para driblar esses problemas pode ser decisivo no tratamento desses distúrbios do sono, como chegar em casa pelo menos três horas antes do horário de dormir; ter um horário fixo de trabalho e deixar claro para você mesmo quando esse tempo de atividade acaba, momento em que deverá tomar banho, ler e relaxar.

Outro ponto importante é que não se deve ir para a cama sem sono. É preferível não levar o planejamento do dia seguinte para a cama, muito menos ler, assistir TV ou usar o celular, que hoje detém de tecnologia de ponta, com diversos aplicativos viciantes e que podem ser prejudiciais no tempo de sono. Evitar comer pouco tempo antes do horário definido para estar na cama.

Exercícios físicos intensos antes do horário de dormir podem ser prejudiciais. Se o sono não vier após 15 ou 30 minutos, é aconselhável levantar-se e ir para outro recinto da casa, para ler um livro, até que o sono venha, aos poucos, chegando. Não consumir bebida alcoólica após as 18 horas e manter todas essas regras também nos finais de semana.

As pessoas que roncam podem não saber, mas isso não é por acaso. É um aviso de que algo pode estar errado. Qualquer anormalidade que venha a ocorrer durante o sono deve ser avaliada por um profissional, como um neurologista, por exemplo. Então é aconselhável que quando um parente perceber o ronco, que seu ente seja avisado para que procure um especialista na área, quando serão realizados alguns exames.

Os distúrbios incluem:

Insônia psicofisiológica: uma condição em que o estresse causado pela insônia dificulta ainda mais o adormecer.

Síndrome do atraso da fase do sono: seu relógio interno está constantemente fora de sincronia com as fases de dia e noite "aceitas”, como por exemplo, os pacientes se sentem melhor se puderem dormir das 4 h ao meio-dia.
Distúrbio do sono com dependência de hipnóticos: insônia que ocorre quando você para de tomar ou desenvolve tolerância a determinados tipos de medicamentos para dormir

Distúrbio do sono com dependência de estimulantes: insônia que ocorre quando você para de tomar ou desenvolve dependência a determinados tipos de estimulantes
Dificuldade para permanecer acordado

Os distúrbios de sonolência excessiva são chamados de hipersônia. São eles:

Hipersônia idiopática (sonolência excessiva que ocorre sem uma causa identificável);
Narcolepsia;
Apneia do sono central e obstrutiva;
Distúrbio do movimento periódico dos membros;
Síndrome das pernas inquietas;
Problemas para conseguir manter uma rotina regular de sono.

Os problemas também podem ocorrer quando você não mantém uma rotina de sono e despertar consistentes. Isso ocorre durante viagens entre diferentes fusos horários e com pessoas que trabalham por turnos em escalas alternadas, principalmente quem trabalha à noite.

Distúrbios de interrupção do sono:

Distúrbios da transição sonovigília;
Síndrome do Jet lag;
Pessoa que dorme pouco naturalmente (a pessoa dorme menos horas do que o normal, mas não apresenta sinais de doença);
Insônia paradoxal (na verdade, a pessoa dorme um número de horas diferente do que ela imagina);
Distúrbio do trabalho em turnos;
Comportamentos que perturbam o sono.

Já os comportamentos anormais durante o sono são chamados de parassônia e são muito comuns em crianças. São eles:

Terrores noturnos;
Sonambulismo;
Distúrbio comportamental do sono REM (um tipo de psicose na qual a pessoa "representa" seus sonhos de uma forma tão violenta que ela pode machucar a pessoa que dorme ao seu lado).

Exames

Os testes variam e dependem do distúrbio do sono específico. Para isso, é necessário realizar um estudo do sono (polissonografia). Em Arapiraca, a Clínica do Sono, que fica localizada na Avenida Deputada Ceci Cunha, nº 1140, realiza exames como eletroencefalograma e polissonografia. Os interessados em fazer uma consulta podem ligar para (82) 3521-8222 ou para os celulares 9945-8802 / 8883-0581.




Otorrinolaringologista, Fátima Aparecida Vieira de Almeida é pós-graduada em Medicina do Sono,
pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 
 

Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.