Jorge Villas Bôas inspeciona obra de ampliação da UE do Agreste

Por Ascom U.E 24/10/2014 08h08
Por Ascom U.E 24/10/2014 08h08
Jorge Villas Bôas inspeciona obra de ampliação da UE do Agreste
Jorge Villas Bôas durante reunião com equipe da U.E do Agreste - Foto: Ascom/UE
O secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, esteve em Arapiraca, nesta quinta-feira (23), onde realizou uma visita de inspeção às obras de ampliação da Unidade de Emergência do Agreste, cujos trabalhos estão em fase de finalização. A visita foi acompanhada por diretores do hospital e engenheiros responsáveis pela obra.

Durante a inspeção foi verificado que a obra se encontra na fase de acabamento, onde 70% do forro de gesso já foi instalado e a conclusão deverá ocorrer ainda este mês. Em seguida será iniciada a pintura interna, instalados os geradores, a central de ar condicionado (chiller) e o agenciamento da unidade.

De acordo com o secretário Jorge Villas Bôas, a finalização da primeira etapa de ampliação da Unidade de Emergência do Agreste está programada para a primeira quinzena de dezembro. Já a data da inauguração será agendada pelo governador Teotônio Vilela, possivelmente na segunda quinzena daquele mês.

“Estou muito satisfeito com o que acabo de encontrar aqui. Mesmo diante dos empecilhos burocráticos, as coisas estão andando e logo teremos uma Unidade de Emergência do Agreste maior, que irá proporcionar mais conforto para funcionários e, principalmente, usuários”, frisou o secretário.

Nesta primeira etapa, a Unidade de Emergência do Agreste passará a funcionar com 119 leitos. A previsão é que esse número aumente para 180 com a conclusão da segunda etapa da obra de ampliação, ainda segundo informou Villas Bôas.

Reunião

Antes de visitar a obra de ampliação, o secretário participou da tradicional reunião mensal de acompanhamento das ações da unidade, onde representantes dos mais diversos setores apresentaram estatísticas com o cruzamento entre metas e resultados conquistados no mês de setembro, seja nas taxas de ocupação, mortalidade e infecção hospitalar.

Na oportunidade, o diretor médico da Unidade de Emergência do Agreste, Celso Marcos, demonstrou preocupação com a grande quantidade de pacientes que são internados em razão de acidentes de trânsito. Segundo dados apresentados pelo diretor, somente no mês de setembro, 54% das mortes registradas no hospital, foram de vítimas de acidentes com motocicletas, seguido dos atropelamentos (22%), colisões (13%) e capotamento (11%).

“É preciso que ocorra a intensificação de medidas educativas, punitivas e repressivas para impedir que tantas pessoas percam as vidas ou fiquem sequeladas por conta da bebida alcoólica e da imprudência”, alertou o diretor da Unidade de Emergência do Agreste.

O secretário Jorge Villas Bôas, por sua vez, qualificou a reunião como produtiva e colocou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) à disposição para apoiar o grupo de trabalho que irá realizar a transição para o novo prédio. A nova reunião de acompanhamento do projeto Saúde, Gestão em Movimento ficou agendada para o dia 27 de novembro.