Célia Rocha afirma que já cumpriu 56% do Plano de Governo

Por Redação com Assessoria 23/10/2014 09h09
Por Redação com Assessoria 23/10/2014 09h09
Célia Rocha afirma que já cumpriu 56% do Plano de Governo
Foto: Divulgação
Em apenas um ano de dez meses de gestão, mesmo enfrentando as dificuldades financeiras por que passam os 102 municípios alagoanos, a gestão da prefeita Célia Rocha (PTB) já cumpriu mais da metade das metas e projetos para os quatro anos de mandato.

Das 135 propostas elencadas no Plano de Governo, até a primeira quinzena deste mês de outubro já foram executadas e cumpridas 75 metas estabelecidas para a melhoria da qualidade de vida da população.

Esse dado representa um percentual de 56% de todo o plano para execução nas 19 secretarias de governo, no atendimento às demandas da população, sobretudo nas áreas sociais para as famílias mais necessitadas.

Um exemplo disso foi a realização do concurso público, ocorrido há cerca de um ano, com a oferta de 696 vagas para diversas áreas da administração pública, mas seguindo uma determinação da prefeita Célia Rocha até agora já foram convocados mais de 800 candidatos aprovados no certame.

Nesse período, em parceria com a Caixa Econômica Federal, a prefeitura concluiu a construção de mil moradias e a entrega das casas do Conjunto Residencial Nossa Senhora Aparecida, na comunidade de Sementeira, perto do campus da Ufal.

Outras duas mil moradias estão em fase de conclusão para entrega nos próximos dias e beneficiando centenas de famílias nos conjuntos residenciais Agreste, na Fazenda Velha, e Vale do Perucaba, nas imediações do bairro Olho d'Água dos Cazuzinhas.

Centro Pop

Uma importante obra social, entregue nesse período, foi o Centro Especializado para a População de Rua, o Centro Pop, localizado na Rua Professor Domingos Correia, no centro da cidade.

O espaço é destinado aos jovens, adultos, idosos e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, utilizando ruas como moradias e sobrevivência.

No local, são oferecidos atendimentos psicossociais individuais e grupais, atividades socioeducativas, encaminhamentos para programas sociais, acesso a documentação civil, higiene pessoal, alimentação e oficinas terapêuticas.

Além disso, a prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, está ampliando o número dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS).

No início da gestão eram sete unidades, mas foi entregue mais um CRAS para o atendimento às famílias do Conjunto Residencial Jardim das Paineiras, totalizando agora oito centro de apoio social a pessoas com situação de vulnerabilidade social.

Na área de educação, a prefeita Célia Rocha também ampliou o número das bibliotecas digitais de bairro, passando de seis para oito unidades, com a inauguração das Arapiraquinhas na Vila São José e Bananeiras.

Escolas estão sendo reformadas e ampliadas, bem como está sendo fortalecida a gestão democrática com a realização de eleição direta para diretores das unidades de ensino com a participação popular.

Espaço Nascer

O município arapiraquense vem ganhando notoriedade nacional, através dos cuidados investidos às gestantes de alto risco, puérperas e crianças, por meio de atendimentos especializados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelo recém-criado Espaço Nascer.

A iniciativa faz parte do leque de ações do programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi), que conta com a mobilização de sete secretarias municipais e instituições parceiras, como o Instituto Pró-Família, representação das Nações Unidas (ONU), Unicef, entre outras entidades voltadas para o desenvolvimento sustentável das famílias, sobretudo de baixa renda e com vulnerabilidade social.

Arapiraca foi o primeiro município do Estado de Alagoas a implantar um programa do gênero.

Recentemente, os moradores foram contemplados com a entrega da ampliação e nova sede do Centro Especializado de Assistência Farmacêutica (Ceaf), localizado na Rua Floriano Peixoto, no bairro Eldorado.

O espaço foi inaugurado já com atendimento direto ao público, disponibilizando medicamentos de alto custo para os usuários cadastrados para o recebimento, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Calçamento e pavimentação

No setor de infraestrutura urbana, a administração da prefeita Célia Rocha está beneficiando milhares de pessoas, em diversos bairros da cidade, com a entrega de obras de pavimentação de ruas.

Até agora já foram colocados mais de 30 mil metros de calçamento e pavimentação asfáltica nos bairros Itapoã, Santa Esmeralda, Baixa Grande, Cavaco, entre outras localidades.

Também foram realizados importantes serviços na mobilidade urbana, com a implantação da Zona Máxima de Restrição ao Transporte Intermunicipal de Passageiros, bem como a instalação de novos semáforos, mudanças nos sentidos do tráfego de veículos nas ruas centrais da cidade, entre outras intervenções para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Mas os avanços não param por aí. Os jovens estão recebendo atenção especial para a inserção no mercado de trabalho, com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que formou mais de 1.900 jovens em Arapiraca, sendo referência para todo o Brasil.

Os moradores da área rural, sobretudo os pequenos e médios produtores, foram contemplados com a entrega de máquinas e implementos agrícolas em parceria com o governo federal, para construção de estradas vicinais, barragens e limpeza e aragem de terras para o plantio de diversas culturas, garantindo a geração de emprego e renda no campo.

“Estamos a poucos dias da celebração dos 90 anos da emancipação política de Arapiraca. Enfrentamos e estamos vencendo muitos obstáculos. Não está sendo fácil com essa crise financeira que afeta todos os municípios, mas com muito trabalho e apoio do povo, com certeza teremos dias melhores para os cidadãos e cidadãs arapiraquenses”, destacou a prefeita Célia Rocha.