Tribunal Regional Eleitoral dá dicas para o dia da votação

Por Redação com Assessoria com Redação com Assessoria 21/10/2014 15h03
Por Redação com Assessoria com Redação com Assessoria 21/10/2014 15h03
Tribunal Regional Eleitoral dá dicas para o dia da votação
Foto: Reprodução/Divulgação
Assim como no primeiro turno, no segundo turno das Eleições 2014 (dia 26 de outubro), os eleitores, cabos eleitorais e candidatos devem seguir a uma série de normas e procedimentos que visam a garantia do exercício democrático do voto.

É proibida a manifestação de preferência coletiva por candidato, partido ou coligação, com uso de bandeira e vestuário padronizado. Da mesma forma o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata, a divulgação de qualquer espécie de propaganda de candidato, partido político ou coligação, a arregimentação de eleitores - a popular “boca de urna” - e o fornecimento de alimentação e transporte a eleitores por candidatos ou partidos políticos também é proibido.

É permitida apenas a manifestação de preferência por candidato, partido ou coligação com uso de bandeiras, broches e adesivos de forma silenciosa e individual. Para facilitar o momento do voto, o eleitor pode anotar os números dos candidatos para levar à urna eletrônica, a chamada "cola eleitoral".

Não é permitido portar aparelho celular ou de radiocomunicação, câmeras fotográficas ou filmadoras, ou qualquer outro instrumento capaz de violar o sigilo do voto nas cabines de votação. Caso o eleitor esteja de posse de algum desses equipamentos deve deixá-los sob a guarda dos mesários de sua seção eleitoral.

Justificativa

Maceió tem seis mesas de justificativas instaladas: Fórum Eleitoral Desembargador Moura Castro e no Terminal Rodoviário João Paulo II (Rodoviária de Maceió), Posto da Polícia Militar, na Jatiúca (Posto Sete), Shopping Pátio Maceió, no Tabuleiro dos Martins, Posto da OPLIT, na Ponta Verde (próximo ao Alagoinhas) e Posto da Polícia Militar, Patrulha do bairro da Pajuçara. É importante salientar que em todas as outras seções do Estado os eleitores também poderão realizar a justificativa.

O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição terá de justificar sua ausência por meio do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que deve ser devidamente preenchido e entregue no dia da votação. Quem não justificou sua ausência no primeiro turno das Eleições 2014, não fica impedido de votar no segundo. Ele pode votar normalmente e tem até o dia 4 de dezembro para apresentar justificativa ao juiz em qualquer cartório eleitoral.


Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.