Semáforo vai disciplinar trânsito na Rua Marechal em Arapiraca

Por Redação com Assessoria 21/10/2014 12h12
Por Redação com Assessoria 21/10/2014 12h12
Semáforo vai disciplinar trânsito na Rua Marechal em Arapiraca
Foto: Assessoria
Mais um semáforo foi instalado e ligado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), na manhã desta terça-feira (21), na interseção entre as ruas Brasília e Marechal Deodoro da Fonseca, próximo ao posto de combustível Bananeira, entre os bairros Brasília e Ouro Preto.

A medida faz parte do Planto de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Arapiraca que foca em uma trafegabilidade segura para condutores e pedestres no que se refere ao trânsito da cidade.

Segundo Ricardo Teófilo, superintendente da SMTT, o novo semáforo também contempla a passagem pelos 90 anos de Arapiraca pela sua emancipação política a ser comemorada no dia 30 deste mês. Em alusão à data, secretarias e órgãos municipais estão realizando e executando diversas ações.

“Este é o terceiro semáforo que instalamos de setembro até hoje para melhorarmos o fluxo de veículos na cidade, expandindo os serviços de sinalização para os bairros da cidade”, disse Ricardo Teófilo.

De acordo com o novo diretor de Trânsito da SMTT, o engenheiro Ricardo Lima, o órgão através do Departamento de Engenharia de Tráfego (Detra) instalou sinalização horizontal e vertical nas ruas Brasília e Marechal Deodoro da Fonseca.

Na Rua Brasília, colocou-se canalização com tachões para dividir o fluxo da via. No sentido à Rua Marechal Deodoro, o condutor poderá pegar à direita sentido Centro da cidade e à esquerda sentido trevo Padre Jefferson que dá acesso à Rodovia AL-110. Há faixa de retenção com setas indicativas no local.

Já quem segue pela Rua Marechal Deodoro sentido Rodoviária terá que fazer contorno de quadra pela Rua Firmino Leite para ter acesso à Rua Brasília. Há placa indicativa no semáforo. E quem vier pela Rua Marechal sentido Centro poderá seguir em frente e entrar à direita na Rua Brasília com pista de livre acesso. Há faixas de retenção nos dois sentidos da via.

“Com esta sinalização, o trânsito naquela área terá um fluxo de veículos constante e seguro de acordo com o tempo do semáforo que vai controlar o tráfego das ruas Brasília e Marechal Deodoro”, assegurou o engenheiro Ricardo Lima.

Sinalização nos bairros

Com foco no reforço da sinalização horizontal e vertical, a SMTT também instalou semáforos nos bairros Cavaco e Nilo Coelho, ampliando a melhoria do fluxo de veículos e a segurança nos bairros para condutores e pedestres.

No bairro Cavaco, a intervenção com a instalação do semáforo melhorou em muito o disciplinamento do trânsito no cruzamento da Avenida Ventura de Farias com a Rua Costa Cavalcante.

Já no bairro Nilo Coelho, o semáforo foi instalado no cruzamento da entrada da Barriguda com intervenção também de um canteiro central para disciplinar o sentido do trânsito de veículos e proporcionar segurança à passagem de pedestres.