SMTT reforça sinalização de acesso ao Bosque das Arapiracas

Por Redação com Assessoria 17/10/2014 19h07
Por Redação com Assessoria 17/10/2014 19h07
SMTT reforça sinalização de acesso ao Bosque das Arapiracas
Foto: Assessoria
Arapiraca não é mais a mesma cidade de tempos atrás. Embora esteja prestes a completar 90 anos, no próximo dia 30 deste mês, a capital do Agreste de Alagoas desponta no desenvolvimento econômico e social. Sinalizar ruas e pontos turísticos é uma das metas de ampliação dos serviços da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para melhorar ainda mais o trânsito do município.

Em comemoração a emancipação política do município que mais cresce no Estado, placas de sinalização vertical estão sendo reforçadas em pontos estratégicos e que dão acesso, por exemplo, ao Bosque das Arapiracas. Local turístico com arborização, fonte luminosa e espaço público destinado ao esporte e ao lazer.

Segundo o titular da SMTT, Ricardo Teófilo, sinalizar a cidade é um compromisso da prefeita Célia Rocha (PTB) no que se refere ao Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Desta forma, a sinalização contribui para proporcionar um trânsito mais seguro e com placas indicativas.

“Esta sinalização é importante porque orienta os condutores da cidade e os turistas que frequentam Arapiraca para que eles possam trafegar com tranquilidade pelas ruas da capital agrestina”, disse Ricardo Teófilo.

As Placas Indicativas de Sentido de Atrativo Turístico e que dão acesso ao Bosque das Arapiracas e ao Ginásio Municipal João Paulo II foram colocadas na Rua Domingos Vital, no bairro Alto do Cruzeiro, na Praça Santa Cruz, e na Rua São Pedro.

Com a mudança do tráfego de veículos no local, ocorridas no mês de agosto, os condutores terão acesso a estes locais pela Rua Aprígio Jacinto (antiga ladeira do Alto), que tem sentido único em direção à Rua Delmiro Gouveia.

Prioridade ao pedestre

Estudos do Departamento de Engenharia de Tráfego (Detra) constataram dificuldades que os transeuntes enfrentavam ao atravessar a Rua Delmiro Gouveia, no Parque Ceci Cunha, no cruzamento com a Rua Governador Luiz Cavalcante.

Diante disto, a SMTT colocou uma faixa de pedestre no local e proibiu que os veículos entrassem à direita para a Rua Delmiro Gouveia. Um placa de sinalização vertical com o sinal de regulamentação (R-4b) de ‘Proibido virar à direita’ foi posta na esquina da Rua Domingos Vital, defronte ao Memorial da Mulher.

“Com esta sinalização, os condutores de veículos que descem a ladeira da Rua Domingos Vital não vão mais poder virar à direita e pegar à Rua Delmiro Gouveia. Eles devem agora seguir as placas indicativas que foram colocadas na Praça Santa Cruz e na Rua São Pedro”, informou Ricardo Teófilo.

Rua Padre Cícero

Esta semana a SMTT também reforçou a sinalização na Rua Padre Cícero, no Centro, ao lado do Hospital Regional de Arapiraca. Como há a feira livre às segundas-feiras na Rua Teodorico Costa, fica proibido parar e estacionar nos dois lados da via neste dia.

Portanto, a SMTT colocou três placas de sinais de Regulamentação de “Proibido parar e estacionar” (R-6c) às segundas-feiras. “Nos dias de feira esta rua fica sem saída e passa a ser mão dupla e para garantir o fluxo de veículos foi necessário fazer esse tipo de intervenção”, apontou Ricardo Teófilo.