Adutora do Alto Sertão avança com 32% de obras já concluídas

Por Assessoria 17/10/2014 17h05
Por Assessoria 17/10/2014 17h05
Adutora do Alto Sertão avança com 32% de obras já concluídas
Foto: Assessoria
O Sertão alagoano tem recebido importantes obras de infraestrutura no Governo de Alagoas. No setor de abastecimento, um dos destaques é a Nova Adutora do Alto Sertão, que já está com 32% das obras executadas.
De responsabilidade da Secretaria de Estado da Infraestrutura, a adutora tem orçamento de R$ 100 milhões e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A interligação ao Canal do Sertão levará água a oito cidades daquela região, que hoje são abastecidos em sistema de rodízio. Os municípios atendidos serão Delmiro Gouveia, Pariconha, Inhapi, Canapi, Água Branca, Olho D’Água do Casado, Mata Grande e Piranhas (Povoado de Piau).

Marcos Vital, secretário de Infraestrutura, ressalta as ações do Governo de Alagoas para levar água a todo o Estado. "Além da Adutora do Alto Sertão, temos obras em todas as regiões, como a Adutora da Bacia Leiteira e Adutora do Agreste, garantindo uma melhor qualidade de vida a todos”, frisou o secretário.

A obra

A obra compreende a inversão de fluxo, ampliação e melhorias do Sistema Adutor do Alto Sertão de Alagoas, a partir da interligação com o Canal Adutor do Sertão, por meio de 247 quilômetros de tubulações. Além da nova adutora, a obra prevê a construção de uma estação de tratamento de água, estações elevatórias e novos reservatórios.

Ainda na região, a estação de captação de água da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) no Canal do Sertão já está funcionando e beneficiando milhares de sertanejos em cinco municípios da região.

A captação, que fica situada na localidade denominada Mosquita, em Água Branca, melhora o abastecimento das áreas urbana e rural de Pariconha, Água Branca, Inhapi, Mata Grande e Canapi, beneficiando uma população estimada em 90 mil habitantes.