Prefeitura instala semáforo no bairro Cavaco

Por Assessoria 09/10/2014 16h04
Por Assessoria 09/10/2014 16h04
Prefeitura instala semáforo no bairro Cavaco
Foto: Assessoria
Garantir mobilidade urbana e melhorar a vida dos arapiraquenses, também no trânsito, é uma das metas da Prefeitura de Arapiraca.

Desta forma, em continuidade aos serviços de ampliação da sinalização, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) executou a instalação e ligou no início da tarde desta quinta-feira (9), o semáforo no bairro Cavaco.

A nova sinalização semafórica fica no cruzamento das ruas Ventura de Farias e Costa Cavalcante, que dá acesso aos bairros Zélia Barbosa, Baixa Grande e Jardim das Paineiras, entre outras localidades.

Segundo o superintendente de Transportes e Trânsito, Ricardo Teófilo, o órgão já havia feito um estudo técnico no local para viabilizar a melhor intervenção naquela área. No entanto, estudos de levantamento técnico de trafegabilidade apontaram o semáforo como a sinalização mais adequada para aquela área.

Ele informou, ainda, que a instalação do semáforo é também uma solicitação da comunidade, uma vez que já havia acontecido acidentes entre veículos naquela região.

“Por uma determinação da prefeita Célia Rocha (PTB) estamos ampliando a sinalização nos bairros de Arapiraca e estabelecendo os critérios necessários de viabilidade desses pequenos projetos viários, para garantirmos mais segurança no trânsito à população”, ressaltou Ricardo Téofilo.

A psicopedagoga Sandra Ventura, 49, mora no Cavaco há 40 anos e foi uma das moradoras que estiveram à frente da solicitação e chegou a enviar ofício à SMTT em nome dos moradores do Cavaco.

“Tomamos essa iniciativa por conta do grande fluxo de veículos nesta área do Cavaco e mesmo com a sinalização de parada obrigatória os condutores não respeitavam e colocavam em risco a vida das pessoas” avisou Sandra Ventura.

Com a instalação do semáforo ela e os demais moradores agradeceram à ação da SMTT e esperam que os condutores de veículos e motocicletas respeitem à sinalização para evitar qualquer tipo de acidente que possa ocorrer naquele ponto do bairro.

Semáforo com três estágios

O diretor de Trânsito da SMTT, Vanderley Pereira, explicou que o semáforo instalado no Cavaco corresponde a três estágios, sendo o primeiro sentido Centro-Jardim das Paineiras; o segundo estágio do semáforo nos dois sentidos da Rua Costa Cavalcante com proibição à esquerda e o terceiro estágio na Rua Ventura de Farias sentido Jardim das Paineiras-Centro.

“As proibições à esquerda de quem vem pela Rua Costa Cavalcante é justamente para evitar qualquer tipo de colisão entre veículos e garantir segurança à circulação de veículos”, afirmou Vanderley Pereira. 

Ele explicou, inclusive, que para instalar o semáforo foi feito uma análise e uma simulação técnica de trafegabilidade para implantar a intervenção adequada ao cruzamento. Entre as intervenções de semirrotatória, ondulação transversal (lombadas) e semafórica, os estudos de engenharia de tráfego indicaram a intervenção semafórica.

Para disciplinar condutores e pedestres, agentes de autoridade de trânsito (AAT) ficarão no semáforo durante o período de adaptação da nova sinalização. A Rua Costa Cavalcante também recebeu pintura horizontal.

A próxima intervenção de sinalização da Prefeitura de Arapiraca, por meio da SMTT, será o semáforo no cruzamento entre as ruas Brasília e Marechal Deodoro da Fonseca, entre os bairros Brasília e Ouro Preto, além da sinalização horizontal nas principais vias de bairros da cidade.