Defesa Civil e Semarh tranquilizam população alagoana sobre chuvas no Estado

Por Assessoria 07/10/2014 11h11
Por Assessoria 07/10/2014 11h11
Defesa Civil e Semarh tranquilizam população alagoana sobre chuvas no Estado
Chuvas devem dimunuir ainda nesta quarta-feira - Foto: Ilustração
A rede de monitoramento da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) tranquilizou nesta terça-feira (7) a população alagoana sobre as fortes chuvas caídas no Estado desde o último sábado (4). Segundo o coordenador estadual do órgão, coronel Edvaldo Nunes, a previsão é de que a chuva diminua já nesta quarta-feira.

A Cedec mobilizou uma equipe para apoio aos municípios da Bacia do Rio Mundaú.

“A previsão é de diminuição da quantidade de chuvas nesta quarta-feira e de que nesta quinta, essa frente fria tenha passado”, explicou o coronel Nunes, que falou sobre a importância do trabalho realizado pela Cedec junto aos municípios, na conscientização da população em não ocupar as áreas de riscos, evitando maiores danos às comunidades.

A Diretoria de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hidricos (Semarh) explica que as chuvas estão sendo causadas por uma frente fria que está estacionada na costa do Nordeste brasileiro.

Desde domingo, segundo o coronel Nunes, a Cedec tem recebido alertas acerca dos municípios de São Luiz do Quitunde, São José da Laje, Paripueira, Maceió, União dos Palmares, Branquinha, entre outros. Mas até o momento, o órgão não obteve nenhuma informação de transbordo de rios em Alagoas. Em Maceió, foi registrado apenas um caso de deslizamento, sem vítimas e solucionado com tranquilidade.

A orientação é para que as pessoas residentes em áreas próximas aos rios fiquem atentas ao nível dos mesmos, e, em caso de urgência, saiam de suas residências e avisem sua coordenadoria municipal, ou ligue para o Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Cedec através do telefone (82) 3315-2843, disponível 24 horas.

Alerta

O alerta emitido pela Sala de Monitoramento Hidrometeorológico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos ressalta a necessidade de atenção durante esta terça-feira, informando que podem ser registrados pequenos alagamentos e transtornos a população ribeirinha dos municípios de Rio Largo, Satuba e Porto Calvo, devido à elevação de afluentes do Rio Mundaú que podem atingir cotas elevadas durante o dia.

A região metropolitana também pode apresentar transtornos em áreas de risco de deslizamento, e alagamentos. A equipe informa ainda que o monitoramento está sendo realizado de forma contínua e que a Defesa Civil recebe avisos atualizados durante toda a situação de alerta.

A Sala de Monitoramento Hidrometeorológico emitiu alertas para as Bacias dos Rios Mundaú e Paraíba devido às chuvas que caem em Alagoas desde sábado. De acordo com o diretor de Meteorologia da Semarh, Gino Oliveira, todos os rios estão com níveis elevados, mas, em sua maior parte, permanecem dentro da calha.

"Após o município de União dos Palmares, identificamos alguns pontos de transbordamento, porém não há relatos de inundação em nenhum dos rios monitorados", afirma Oliveira.

A Semarh trabalha em parceria com a Defesa Civil Estadual e as Coordenações Municipais de Defesa Civil (Comdecs), que já estão sob alerta e mobilizadas nas regiões mais afetadas pela chuva.

Frente fria

O meteorologista Vinícius Pinho garante que o fenômeno é comum, mas é atípico para a época em Alagoas. "É uma chuva que seria comum durante o nosso inverno, mas está chegando no começo da primavera. Alguns municípios já apresentam o dobro de chuva da média esperada para o mês inteiro", informa Pinto, que trabalha na Sala de Alerta.

Nas últimas 72 horas, o município de Rio Largo registrou 185mm de chuvas; Atalaia 161mm e Capela chegou a 204mm. Com índices acima de 100mm, a região da Zona da Mata tem a média histórica de 45.4mm de chuvas para o mês de outubro. No entanto, Pinho informa que a frente fria já está perdendo força e as chuvas devem diminuir a partir desta quarta-feira (8). Na quinta-feira (9), apenas chuvas isoladas são esperadas para o Litoral e Zona da Mata.