Símbolo da educação em Alagoas, José Moacir Teófilo faz 87 anos

Por Assessoria com Assessoria 02/10/2014 08h08
Por Assessoria com Assessoria 02/10/2014 08h08
Símbolo da educação em Alagoas, José Moacir Teófilo faz 87 anos
Foto: Assessoria
José Moacir Teófilo, o “Doutor Moacir”, como é conhecido pelos arapiraquenses, está completando 87 anos nesta quinta-feira (2). Dedicado, desde de sua gênese profissional, ao campo da educação, onde é considerado ícone, Moacir Teófilo também se destacou nos campos da docência e na área jurídica.

Na educação, a primeira grande conquista de Teófilo foi fundar em 1950 o então denominado Ginásio Nossa Senhora do Bom Conselho, atualmente chamado Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho, onde é diretor desde sua fundação, ou seja, a quase 60 anos.

A trajetória do Doutor Moacir Teófilo é tão extensa quanto importante, não só para os seus familiares, mas para o município que o adotou e que ele se apaixonou logo que chegou, a quase 60 anos. O seu espírito altruísta e de empreendedor educacional se fez valer, contribuindo com a fundação da Faculdade de Filosofia de Arapiraca, hoje UNEAL.

Ele também enveredou no progresso de desenvolvimento da Cidade e foi sócio fundador da Companhia Telefônica de Arapiraca, da Rádio Novo Nordeste AM e do Lions Club de Arapiraca. Também criou os Cursos de Direito e Análise de Sistemas, extensão do CESMAC, para o Colégio Bom Conselho de Arapiraca.

Sua competência na área educacional o levou a assumir por duas vezes a Secretaria de Educação do Estado de Alagoas, nos governos Theobaldo Barbosa e José Tavares. Ao tempo em que realizava o trabalho de educador, não se esquivava do exercício do Direito. Foi conselheiro da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) / Secção Alagoas, por 12 anos.

Tanto trabalho e desprendimento levaram José Moacir Teófilo a receber o Título de Cidadão de Arapiraca, e, recentemente, de Maceió, Honra ao Mérito da Faculdade de Professores de Arapiraca, Personalidade do Rotary Club de Arapiraca, Conselheiro Benemérito da OAB, e homenageado com uma sala no Fórum Doutor Orlando Manso, no município de Arapiraca.
Casado com Maria Tereza Auto Teófilo (in memoriam) e Luiza Ventura Teófilo; pai de Rogério, Ricardo, Rui e Raniere; sogro de Keila, Jirleide, doutora Andrea e Lúcia; avô de nove netos; professor, jurista, diretor de escola, e além de tudo um exemplo de ser humano para Arapiraca e Alagoas, onde tornou-se professor-exemplo, formador da ética, alicerce da construção da linguagem, através do ensinamento do Latim, do Português e o discernimento das leis, como professor de Direito Usual.

Além do extenso currículo, Teófilo sempre enveredou para o caminho dos ensinamentos de vida. Sua bela história chega a confundir-se com a de Arapiraca, terra que nos envaidece, cidade marcada por uma sociedade tradicionalmente ordeira e receptiva, moldada em sua grande parte aos simples gestos do ilustre Doutor Moacir Teófilo.

Apaixonado pelo Asa de Arapiraca, Moacir ainda encontra tempo para com maestria comandar pelas avenidas a Banda de Música do Colégio Bom Conselho, onde se vislumbra o jovem Moacir, incentivador das boas causas, da ética e, sobretudo, da qualidade de vida do povo arapiraquense que o acolheu com muito orgulho e lhe parabeniza pelos seus 87 anos de vida. Parabéns!
 
Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.