Real leva gol brasileiro, mas bate Ludogorets e assume liderança

Por Redação com Gazetaesportiva 01/10/2014 21h09
Por Redação com Gazetaesportiva 01/10/2014 21h09
Real leva gol brasileiro, mas bate Ludogorets e assume liderança
Foto: AFP
Enganou-se quem pensou que a partida entre Real Madrid e Ludogorets, em Sofia, capital da Bulgária, aconteceria em ritmo de treino, por conta da disparidade técnica entre as equipes. Apesar do elenco recheado de atletas de alto nível, o Real teve dificuldades para conseguir vencer o Ludogorets, que após complicar a vida do Liverpool na estreia, vendeu caro a derrota para o time merengue. Com a vitória, os comandos de Ancelotti assumem a liderança do Grupo B, com seis pontos em dois jogos.

Após ver os donos da casa abrirem o placar aproveitando falha da defesa, a equipe do Real se lançou ao ataque para diminuir a diferença e manter o tabu de não perder fora de casa na Liga dos Campeões desde a temporada passada. Cristiano Ronaldo precisou de duas chances para conseguir balançar as redes de pênalti, vencendo o goleiro Stoyanov, principal destaque do time do Ludogorets.

Com o gol, Cristiano Ronaldo anotou o 69º tento na Liga dos Campeões, ficando um a frente de Messi e a apenas dois de igualar a marca do espanhol Raúl. Além desta marca, Casillas também igualou um recorde ao entrar em campo como titular: o camisa um chegou aos mesmos 141 jogos de Raúl pelo Real Madrid na Liga dos Campeões.

O jogo

Nos primeiros minutos de jogo em Sofia já foi possível testemunhar o estilo de jogo solto do Ludogorets. Apesar de estar enfrentando o Real Madrid, um clube recheado de estrelas e atual campeão da Liga dos Campeões, a equipe búlgara procurou atuar de igual para igual, tocando a bola no campo de ataque. Os primeiros momentos de jogo estavam reservados para estudar o adversário, até que os donos da casa surpreenderam.

Aos seis minutos, em cobrança de escanteio, a defesa do Real vacilou e não deu combate no alto. Após um desvio na primeira trave, Arbeloa, desatento, não viu a projeção de Marcelinho às costas. O brasileiro se posicionou com oportunismo e só conferiu para as redes na segunda trave, abrindo o placar para os búlgaros e fazendo a festa da torcida no Estádio Vasil Levski.

Atrás do placar, os merengues foram ao ataque para diminuir a desvantagem. Aos 9 jogados, Chicharito recebeu passe de Isco em profundidade e, ao dominar dentro da área, foi derrubado pelo zagueiro Minev. Na cobrança, Cristiano Ronaldo bateu com a convicção de sempre, mas viu o goleiro Stoyanov roubar a cena e fazer uma bela ponte para espalmar o chute, à meia altura, no canto direito.

No ataque seguinte após perder o pênalti, o português recebeu assistência de Isco, invadiu a área em diagonal e bateu colocado no canto do goleiro, balançando as redes. Porém, o árbitro Craig Thomson, equivocadamente, atendeu a solicitação do auxiliar e marcou o impedimento, invalidando o que seria o gol de empate dos visitantes.

Com a companhia de Chicharito Hernández no ataque, em vez de Benzema, Cristiano Ronaldo atuou de forma mais centralizada no comando de ataque, cumprindo o papel de um ‘falso 9’. Em uma das únicas oportunidades em que o português se deslocou para o lado do campo, recebeu bom passe de Isco – que foi escalado no lugar de Kroos, mas manteve o nível das assistências – e, ao girar em cima da marcação, forçou o contato com o zagueiro Aleksandrov, induzindo o árbitro a marcar a penalidade.

Na segunda oportunidade que teve, o craque português não desperdiçou a chance. Frio e calculista em seus movimentos, o camisa 7 não mudou o canto e sim o estilo da batida: para garantir, bateu forte, rasteiro, eliminando as chances de defesa de Stoyanov. O pênalti convertido marcou o 69º gol de Ronaldo na Liga dos Campeões, ficando um a frente de Messi e somente a dois da marca do espanhol Raúl.

Se o árbitro escocês prejudicou o Real, ao errar a marcação de um impedimento, ajudou os espanhóis acertando ao apontar a irregularidade no ataque búlgaro. Aos 41 jogados, os donos da casa até chegaram a balançar as redes, mas Bezjak estava em posição irregular quando recebeu o passe, antes de driblar Casillas e conferir para o gol.

Apesar de ter o maior índice na posse de bola, o Real Madrid não se mostrou superior ao Ludogorets no primeiro tempo, muito pelo contrário. O time búlgaro, treinado por Georgi Dermendzhiev, conseguiu chegar ao campo de ataque e, mais do que isso, soube o que fazer ao ter o domínio da bola. Com uma troca de passes envolvente e tentando aproveitar os contra-ataques, já que os merengues permaneciam desorganizados na defesa, o Ludogorets jogou de igual para igual com o Real Madrid nos primeiros 45 minutos, e a partida foi para o intervalo em igualdade.

Na volta do intervalo, com o empate no placar, os dois times se lançaram ao ataque para obter a vantagem e protagonizaram um jogo mais aberto. Aos cinco minutos, o Real Madrid só não marcou o segundo gol por conta do goleiro Stoyanov. Após cobrança de falta precisa de Isco, Bale subiu com liberdade na área e cabeceou para o gol, mas o arqueiro búlgaro fez bela defesa no reflexo e manteve o placar em 1 a 1.

Cinco minutos mais tarde, os visitantes responderam em jogada aguda. Após contra-ataque armado com maestria, o Real precisou de seis toques na bola para chegar à área adversária com cinco jogadores. Cristiano Ronaldo ajeitou para Isco, que chegou ao fundo e cruzou na pequena área. Chicharito Hernández agiu contra o patrimônio e, ao se jogar de carrinho para desviar a bola para o gol, acabou afastando-a da meta búlgara.

O erro, somado à atuação apagada, resultou na saída do mexicano para a entrada de Benzema, aos 21 da etapa final. No primeiro lance ofensivo com o trio BBC em campo – trio ofensivo titular composto por Benzema, Bale e Cristiano Ronaldo –, Cristiano Ronaldo só não deixou o Real em vantagem porque Aleksandrov tirou a bola em cima da linha, em lance inacreditável.

Dez minutos após entrar em campo, Benzema deixou o dele demonstrando o oportunismo característico de um artilheiro. Em uma das muitas chegadas ao ataque pela esquerda, o lateral Marcelo fez cruzamento preciso na área e, ao contrário de Chicharito, o francês só precisou de um movimento para escorar para o fundo das redes e colocar o Real Madrid em vantagem.
AFP

Atacante francês precisou de dez minutos em campo para marcar e garantir virada no placar

Aos 38 minutos, tanto a torcida quanto a equipe do Ludogorets protestaram de forma ostensiva contra o árbitro Craig Thomson. O atacante Vura, no primeiro lance após deixar o banco de reservas, recebeu passe dentro da área e adiantou a marcação, mas ao sofrer o contato do zagueiro caiu ao chão e se revoltou ao ver que o árbitro não assinalou a penalidade.

Nos instantes finais do jogo, o Ludogorets se lançou ao campo de ataque para tentar o empate, e foi aí que se pôde perceber as carências da equipe búlgara. Pressionado pela necessidade do resultado, o time não conseguiu trocar passes de forma precisa, possibilitando diversos desarmes por parte do Real, que já contava com as presenças de Kroos e James em campo.

Nos acréscimos da partida, o Ludogorets quase chegou ao empate após confusão na zaga merengue, que conseguiu afastar a bola. No contra-ataque, Bale imprimiu velocidade pela esquerda, tabelou com James Rodríguez e quase marcou de cobertura da entrada da área, mas Stoyanov fez mais uma bela defesa, confirmando-se como principal destaque dos donos da casa no jogo.

Liverpool tropeça contra Basel fora de casa e se complica na classificação

Após estrear com vitória em Anfield, o Liverpool não resistiu a pressão do Basel e acabou perdendo por 1 a 0, em partida disputada na Suíça. Com a derrota, os ingleses ficam empatados em número de pontos com os suíços, mas se mantém à frente por conta do saldo de gols, já que o Basel foi goleado pelo Real Madrid na partida inaugural do Grupo B.

O gol dos donos da casa foi marcado na etapa final em jogada que surgiu de um escanteio. Após bela defesa de Mignolet, que rebateu a cabeçada, o atacante Streller, capitão da equipe, conferiu no rebote para colocar o Basel em vantagem. O camisa 9 ainda balançou as redes em outra chance, mas a jogada foi anulada por conta da posição irregular.

O Liverpool também chegou a marcar, mas a arbitragem anulou a jogada alegando que Balotelli estava à frente da linha da zaga. O italiano recebeu lançamento e bateu na saída do goleiro, mas o tento não foi considerado. De falta, o 'Super Mario' ainda levou perigo, mas o goleiro do Basel conseguiu fazer a defesa e garantir a vantagem no placar.