Última rodada da Série C pode ser adiada por conta das eleições

Por GJP 30/09/2014 09h09
Por GJP 30/09/2014 09h09
Última rodada da Série C pode ser adiada por conta das eleições
Foto: GJP
A última rodada do Brasileiro da Série C acontecerá no dia 4 de outubro, com os jogos do Grupo B acontecendo todos às 16h e os do Grupo A às 19h. Isso é o que consta da tabela publicada no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O problema é que as eleições presidenciais, para governador e para o Parlamento, serão no dia 5, apenas um dia depois.

O que uma coisa tem a ver com outra? É que os efetivos das polícias militares dos estados estarão fazendo a segurança nos locais onde ocorrerão as eleições. Como a segurança dos jogos de futebol no Brasil é feita pela polícia, faltarão homens para cobrir tanto o pleito eleitoral quanto os jogos em várias praças.

O impasse é mais grave no Norte-Nordeste, onde haverá maciça presença de público nos últimos jogos da fase de grupos da Terceirona, o que requer medidas de prevenção policial mais efetivas.

Há quase um mês, a Polícia Militar de Alagoas vem alertando a Federação Alagoana de Futebol e o próprio CRB, único clube alagoano que jogará no Estado (ASA enfrentará o Fortaleza no Ceará) na última rodada, que a grande maioria de seu efetivo vai ser destacado para promover a segurança nas eleições, tanto na capital Maceió quanto no interior.

Já o Ministério Público da Paraíba tomou medida concreta. O Procurador de Justiça Valberto Lira encaminhou ofício ao Diretor de Competições da CBF, Virgílio Elísio, comunicando que o contingente da PM paraibana não tem condições de garantir a paz no jogo entre Treze e Salgueiro, marcado também para o dia 4, em Campina Grande. O motivo é o mesmo: a necessidade de a polícia assegurar a paz nas eleições que ocorrerão um dia depois.

Alguém pode perguntar por que a PM não pode trabalhar no sábado, dia 4, e depois no domingo, dia 5. O problema é que grande parte do efetivo já vai estar espalhada pelos diversos municípios de cada estado três dias antes do dia da eleição. "Os policiais deverão se deslocar no mínimo três dias antes da chegada das urnas às cidades do interior, para trabalharem na segurança das seções eleitorais", explicou o procurador Valberto Lira.

Vale lembrar que, mesmo que o problema se restrinja a Paraíba e Alagoas e ocorra a alteração das datas de CRB x Cuiabá e Treze x Salgueiro, todos os jogos deverão seguir a modificação. É que se trata da última rodada e todas as partidas terão que ser no mesmo horário para não haver acomodação de resultados.