Justiça eleitoral de Alagoas afasta atual prefeito de Atalaia

Por Redação com G1 23/09/2014 17h05
Por Redação com G1 23/09/2014 17h05
Justiça eleitoral de Alagoas afasta atual prefeito de Atalaia
Foto: Divulgação
Na tarde da última segunda-feira (22) o pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmou, por 4 votos a 3, a decisão de primeiro grau do juiz João Paulo Alexandre dos Santos que afasta do cargo o prefeito do município de Atalaia, Manoel da Silva Oliveira (PTB), o 'Professor Mano', que estava na função desde 2013.

Segundo informações da assessoria de comunicação do TRE, o prefeito deverá ser afastado ainda nos próximos dias por diversos crimes, incluindo corrupção, abuso de poder político e econômico, e fraude durante o pleito eleitoral. Porém, ele ainda pode recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Justiça Eleitoral já havia impugnado no dia 7 de maio os mandatos do prefeito e vice-prefeito do município de Atalaia, Manoel da Silva Oliveira e do vice-prefeito Élvio Alves Brasil (PTB). inda de acordo com o TRE, como o prefeito de Atalaia não atingiu 50% dos votos válidos na eleição de 2012, mas sim 49,09%, quem irá assumir o cargo no município é a chapa que conseguiu o segundo lugar na mesma eleição, representada por José Lopes de Albuquerque como prefeito e Fernando Lyra Affonso Collor de Mello como vice da gestão.

O TRE informará a decisão ao juiz eleitoral responsável para que ele decida quando acontecerá a posse do novo prefeito do município.